18 de abril de 2024
Campo Grande 17ºC

Pantanal Poética, cultura e aventura em Corumbá

A- A+

Desde o dia 13 de outubro, artistas, pesquisadores e ativistas estão em uma jornada de música, conhecimento e ação em prol do Pantanal. Eles participam do Pantanal Poética, um evento itinerante pelas águas do Rio Paraguai, Brasil, com o objetivo de gerar um processo inspirador de interlocução entre arte, pesquisa e ação socioambiental. 

Ao todo são 36 participantes do Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Holanda. Todos que embarcaram, apesar de trabalharem em diferentes atividades, têm em comum o amor e engajamento pelo Pantanal. 

O evento teve início no dia 13 com o embarque dos participantes em Corumbá. Do Porto Geral, os “navegantes” seguem até a região da Serra do Amolar e de lá vão aportando em locais onde já são desenvolvidos projetos sócioambientais, como a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Elieser Batista e a Fazenda Jatobazinho, onde é desenvolvido o projeto Acaia Pantanal do Instituto Acaia. Em meio a paisagens diversas e atividades criativas, o encontro deverá proporcionar aos participantes um ambiente co-gerador que se traduzirá em novos produtos, enfoques e ações.

Os resultados do Pantanal Poética serão apresentados na forma de canções, vídeos e expressões culturais desenvolvidas durante o evento, inspiradas no Pantanal, na importância e nos desafios para sua integridade. O público em geral verá esses resultados através de divulgações em canais de mídia e redes de alcance local, nacional e internacional. 

 Alguns resultados do Pantanal Poética serão apresentados para a população de Corumbá nesta sexta-feira (16) em um show durante o Bulixo Cultural, que acontece na Praça de Eventos do Sesc Porto e começa às 18:30 horas. Os integrantes do Pantanal Poética irão se apresentar às 20 horas.  

Conheça os participantes e a programação do Pantanal Poética no link, Clique aqui: