25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Interior

Parceria entre Prefeitura de Dourados e produtores eleva a produção nos assentamentos

A- A+

A prefeitura de Dourados concluiu neste mês as atividades com calcário que beneficiam a produção da agricultura familiar. A ação é um apoio que o pequeno produtor recebe na sua propriedade em relação ao preparo do solo, sementes, assistência técnica e capacitação. Em torno de 40 produtores foram beneficiados.

O projeto que é desenvolvido pela Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), funciona com a parceria entre Prefeitura, Embrapa Agropecuária Oeste com os produtores. Uma analise do solo é feita a custo zero pela Embrapa e por meio disso o produtor tem conhecimento exato da quantidade de calcário que precisa depositar no solo para neutralizar o alumínio, que prejudica as plantas.

O secretário da Semafes, Landmark Ferreira Rios, lembra que este é mais um projeto de grande alcance social desenvolvido na gestão do prefeito Murilo. “Isso é melhoria direta na qualidade de vida das famílias que moram nos assentamento. A produção de leite dobra, a produção de alimentos melhora muito e, consequentemente aumenta a renda das famílias. Ganhando mais, as famílias consomem mais no comércio e toda a comunidade ganha”, explica o secretário.

A ação beneficiou os assentamentos Lagoa Grande e Amparo, localizados no distrito de Itahum. Um dos beneficiados, o produtor Florentino Prevaleto, já está com a pastagem “muito bonita e a produção de Leito dobrou”, segundo a coordenadora do programa e diretora da Samafes, Rosemara Osório.

A Prefeitura estuda retomar o programa no segundo semestre. Ao mesmo tempo, estuda-se uma forma de criar um programa para a aquisição de adubos também. Mas tudo vai depender, segundo Landmark, da viabilização de recursos.

Apoio

Além do calcário, o pequeno produtor de Dourados recebe apoio logístico, no preparo do solo, sementes, assistência técnica e capacitação. Um dos casos de sucesso foi a implantação de 20 unidades do PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), em parceria com o Banco do Brasil e o Sebrae, no Distrito de Vila Vargas e no assentamento Lagoa Grande.

A proposta do prefeito Murilo é investir pesado no apoio à agricultura familiar para tornar Dourados referência na produção de alimentos, peixe e leite. Já foram oficializados, em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae, os APLs (Arranjos Produtivos Locais) do Leite e do Peixe. Mais 30 produtores de leite e 30 produtores de peixe serão selecionados para as primeiras etapas.

A Semafes desenvolve também o PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural), que visa garantir moradia de qualidade a produtores familiares. A Prefeitura ainda prepara projetos para o desenvolvimento da produção de erva mate, oleaginosas para a indústria do Biodiesel, além de outras ações.