28 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Corumbá

PMA realiza Educação Ambiental e orientação com animais silvestres

A- A+

Dentro da sua função constitucional de prevenção, A Polícia Militar Ambiental de Corumbá realizou ontem à noite atividade de educação ambiental à empresa de mineração Ferrosos, prestadora de serviços, no município e seus colaboradores de outras empresas. A atividade debateu vários temas ambientais, mas teve ênfase em felinos (onça-pintada e onça-parda), com apresentação de histórico de aparecimento dos animais em área urbana do município nos últimos anos.

Durante a atividade também foi apresentada uma síntese da Lei dos Crimes Ambientais, Lei nº 9.605/1998, relativamente à parte de fauna, prevista no seu artigo 29 – Matar, perseguir, caçar apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

A cidade de Corumbá está localizada à margem direita do rio Paraguai, com o pantanal e, segundo pesquisas, uma das principais causas do aparecimento dos animais são as cheias no Pantanal e incêndios florestais, que fazem com que os animais saiam à procura de abrigo e adentrem ao perímetro urbano.

A Polícia Militar Ambiental tem efetuado ação conjunta com várias instituições, a fim de preservar vida humanas e dos animais; inclusive preventivamente, por meio de distribuições de cartilhas à população, material este distribuído durante a palestra de ontem.