16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Presidente do Incra chega a Sidrolândia para inaugurar nova sede do órgão

A- A+

O presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Carlos Guedes, estará nesta segunda-feira em Sidrolândia às 15 horas para inaugurar um escritório que está funcionando há um ano, com custo bancado pela Prefeitura e ter cumprido um dos seus objetivos, que era iniciar a entrega da escritura aos assentados, alguns, como os do Assentamento São Pedro, há mais de 15 anos de posse dos lotes. A escrituração não começou a se efetivar porque o Incra disponibilizou recursos para que fosse feito o georeferenciamento.

O que Carlos Guedes vem fazer em Sidrolândia, é um mistério, tanto para a Prefeitura, quanto para as lideranças locais dos assentamentos. Especula-se que haverá a entrega simbólica de escrituras, mesmo com o processo burocrático não estando concluído.

O presidente do Incra virá trará também em sua bagagem um pouco de política eleitoral, aproveitando a oportunidade para divulgar entre os assentados a medida tomada pelo presidente Dilma Rousseff, que concede perdão de 80% das dívidas dos agricultores familiares e assentados do Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar (Pronaf), dos grupos A e A/C.

Essas dívidas foram contraídas entre 1999 e 2010 e a concessão vale para aqueles que procurarem o governo para renegociar suas dívidas até o dia 30. Para terem direito a esse desconto, os produtores terão de pagar a parcela da dívida no dia do vencimento.

O governo também renegociará dívidas do Pronaf C/D e E, contratadas até 2008. Neste caso, será concedido desconto de até 65% sobre o saldo devedor de até R$ 10 mil. Serão beneficiados 512 mil agricultores, dos quais 145 mil assentados. Essas operações chegaram a R$ 1,4 bilhão.

Na opinião de, Carlos Guedes, o endividamento dos agricultores virou um gargalo na qualificação e produção dos assentamentos e a produção estava sendo afetada pela dificuldade de novos financiamentos para aumentar a área plantada.

Região News