19 de abril de 2024
Campo Grande 17ºC

Projeto Prosa e Segredo será apresentado na aldeia Jaguabiru,

A- A+

O projeto Prosa e Segredo participará de mais uma apresentação de contação de histórias, na aldeia Jaguabiru, em Dourados (229 km de Campo Grande. O evento será realizado amanhã e domingo, sendo a última performance realizada com apoio do FIC (Fundo de Investimento a Cultura), que aprovou este ano, a segunda fase do trabalho elaborado pela pedagoga Michelly Dominiq.

Com foco na educação rural, o projeto foi lançado em julho deste ano, no teatro Aracy Balabanian na Capital e já percorreu os municípios de Bodoquena, Jaraguari, Corumbá, Ribas do Rio Pardo e Ivinhema. São oferecidas oficinas de contação de histórias para professores e educadores, demonstrando a importância de preservar a cultura das comunidades, por meio das estórias populares.

A primeira fase do Prosa e Segredo foi desenvolvida de 2010 a 2012, após um intercâmbio cultural realizado nas cidades de Mossoró, Macau, Currais Novos e Natal (no Rio Grande do Norte) e Bataguassu, Três Lagoas e Campo Grande (Mato Grosso do Sul). O resultado foi a aprovação no Projeto cesta Básica da Cultura, promovida pelo programa Funarte e que propiciou a edição do livro ‘Prosa e Segredo...Histórias de Comunidade do Campo’.

Na segunda fase, o grupo foi contemplado com recursos do FIC (2014) para promover oficinas de contação de histórias em cinco escolas rurais, de Mato Grosso do Sul. No entanto, o trabalho foi crescendo e alcançando reconhecimento pedagógico e cultural, tanto que já foram realizados espetáculos no projeto McDia Feliz, no shopping Bosque dos Ipês, na Feira Literária de Corumbá e neste final de semana, em uma aldeia indígena na região sul do Estado.

Dany Nascimento