20 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Simted promete não retornar às aulas enquanto não houver acordo

A- A+

Caso o prefeito de Dourados - distante 225 quilômetros de Campo Grande – Murilo Zauith (PSB), não cumpra com o acordo firmado em abril sobre a negociação salarial com o magistério e com o administrativo, o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), não irá retornar às aulas. Esta decisão foi tirada na última assembleia no dia 13 de junho e desde então o executivo municipal de Dourados não se manifestou.

Os professores da rede municipal não receberam nenhum reajuste salarial e Dourados não tem cumprido com a lei nacional do piso que garante R$ 1.697,00 para uma carga horária de 40 horas. A categoria reivindica este valor para uma carga horária de 20 horas, como já se aplica em Campo Grande. O grupo administrativo também não recebeu nenhum reajuste até o presente momento.

O governo já deveria ter concedido 8,32% para o magistério e 6,15% para o administrativo, uma vez que isto passou por negociação coletiva e que a data base era abril.  Diante dos fatos, a categoria não tem encontrado motivação para continuar a exercer suas funções.

A categoria vem reivindicando junto ao governo municipal o cumprimento do acordo de negociação realizada em abril deste ano e descumprida pelo próprio propositor que diz respeito ao reajuste salarial do quadro administrativo e do magistério; o cumprimento imediato da lei nacional do piso para o magistério; abertura imediata de concurso público; alteração na lei de readaptação que prejudica os vencimentos dos trabalhadores readaptados; inclusão dos servidores administrativos no Plano de Cargos e Carreiras da Educação; garantir o direito de aposentadoria especial para as especialistas em educação (coordenadoras das escolas).

O Sindicato ainda aguarda uma posição do prefeito de Dourados e está aberto ao diálogo.

Tayná Biazus