19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Sismo

USP confirma tremor de terra em Dourados

"O abalo de magnitude 2 na escala Ritcher"

A- A+


O suposto tremor de terra que teria ocorrido as 19h da última segunda-feira (18), sentido por moradores da cidade de Dourados, foi confirmado como verdadeiro, de acordo com o Centro de Sismologia da USP (Universidade São Paulo) , o abalo de magnitude 2 na escala Ritcher foi registrado na estação do município de Antônio João.

O tremor que teve duração de 2 segundos, conforme informações do Centro, pode ter sido efeito de um tremor maior que aconteceu na costa do Chile, não há informações de edificações que chegaram a ceder, registrados apenas rachaduras no teto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

No município de Antônio João a sensação pode ter sido mais forte.  

O que é?

Também conhecido como sismo, o terremoto é um fenômeno geológico caracterizado por uma forte e rápida vibração da superfície terrestre.

Um terremoto pode ter como causa o choque entre placas tectônicas subterrâneas, a erupção de vulcão ou deslocamento de gases no interior do planeta Terra (situação mais rara).

Num terremoto ocorrem aberturas de falhas na superfície terrestre e deslizamentos de terras. Quando ocorrem no mar, podem provocar tsunamis (ondas marítimas gigantes).