25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Sem drenagem

VÍDEO: Caminhão tomba após cair em buraco coberto pela chuva em rua de Maracaju

A- A+

Mais uma vez, em menos de um mês, a população de Maracaju sofre com falta de drenagem nas principais vias da cidade. Com chuva, sem ter local apropriado para escoamento da água, as ruas se transformam em verdadeiros rios, que cobrem buracos das vias e provocam acidentes.

A equipe do MS Notícias recebeu vídeo gravado por Ricardo Ronei, morador da Rua Antonio Souza Marandes no bairro Cambaraí há mais de 20 anos que filmou momento em que um caminhão caiu em um buraco na via. O acidente aconteceu na tarde esta segunda-feira (7). Ricardo conta que a água cobriu rua completamente e veículos caíam em buracos.

Segundo ele, o problema é antigo, desde início da atual administração do prefeito Maurílio Azambuja (PMDB). "Olha essa rua está assim tomada por buracos já tem quase um ano e toda vez que a gente liga na Prefeitura eles falam que vão arrumar, mas nunca vem equipe aqui", relata.

Ricardo explica que na rua onde mora não há drenagem de água pluvial. De fato, assim como em muitos bairros de Maracajú, as obras de drenagem não foram continuadas depois da entrada de Maurílio na Prefeitura. Recentemente, MS Notícias publicou matéria sobre moradora da cidade que já teve de trocar mobília da casa quatro vezes nos últimos dois anos devido às chuvas (leia aqui). 

Para agravar a situação ainda mais, todas as bocas de lobo da Rua Antonio Marandes que deveriam ajudar no escoamento da água da chuva estão entupidas há meses. Segundo Ricardo, ele nunca presenciou equipes da Prefeitura no local para efetuar limpeza. Confira vídeo:

Dinheiro Federal

Muitos vereadores de Maracaju assim como a população têm questionado o motivo pelo qual as obras de drenagem foram interrompidas já que o Município recebe verba federal para serviço. Algumas lideranças políticas da cidade, que preferem não ser identificadas, acreditam que falta ao prefeito atual, Maurílio Azambuja, habilidade política para dialogar com bancada federal em busca de recursos. Existem algumas obras cujo convênio já foi assinado na gestçao anterior e falta apenas dar continuidade para que novos recursos sejam liberados, como é o caso das obras da Rua Marabá onde falta apenas construir sistema de drenagem de metade da via, porém, não conseguiu liberação do dinheiro junto aos parlamentares federais de Mato Grosso do Sul nem mesmo nos ministérios em Brasília.

Enquanto o prefeito não resolve o problema, a população continua sofrendo com o alagamento das residências em ruas que, em dias de chuva, se tornam verdadeiros rios. Confira vídeos registrados neste fim de semana pelos moradores.