16 de abril de 2021
Campo Grande 32º 20º

SAÚDE

1º caso de covid-19 no Brasil completa um ano

Linha do tempo mostra enfrentamento da pandemia no país

Enquanto a Europa já registrava centenas de casos de covid-19, o Brasil identificou a primeira contaminação pelo novo coronavírus no final de fevereiro de 2020. A declaração de transmissão comunitária no país veio em março, mês em que também foi registrada a primeira morte pela doença.

Em abril, em meio ao isolamento social, o governo adotou medidas para mitigar o efeito da doença na economia, como linhas de crédito para as empresas, e enviou ao Congresso Nacional proposta de criação de auxílio emergencial, direcionado à população mais vulnerável.

Ainda em 2020, estudos sobre a vacina contra covid-19 avançaram e tornaram real a possibilidade de imunizar a população. Em janeiro deste ano, o Brasil começa a vacinar grupos prioritários, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford.

Com casos ainda em alta e vacinação em andamento, no início de 2021, vários estados decretam toque de recolher para tentar conter o avanço da doença. E o carnaval é cancelado para evitar aglomerações.

Dia 3 de fevereiro

O Ministério da Saúde declara a covid-19 como uma emergência de saúde pública de importância nacional.

Dia 26 de fevereiro

O Brasil identifica seu primeiro caso, um cidadão de São Paulo que havia viajado para a Itália.

Dia 17 de março

País registra, em São Paulo, a primeira morte em decorrência do novo coronavírus.