25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Você sabia que brasileiros podem voar de graça em aviões da FAB?

Aeronave K-390, fabricada no Brasil realiza primeiro voo.

A- A+

A maior e mais moderna aeronave fabricada no Brasil, o cargueiro KC-390, fez o seu voo inaugural no início do mês decolando da pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). O comandante.  O escolhido para pilotar foi o comandante Mozart Louzada, tem mais de 40 anos de experiência em aviação, pilotando aeronaves civis e militares.

Piloto de caça e de provas formado pela Força Aérea Brasileira, Louzada possui mais de 4.000 horas de voo e atualmente ocupa as funções de gerente de Operações em Ensaios em Voo e piloto-chefe de Provas de Testes da Embraer.

Após o voo, o piloto falou sobre a experiência de pilotar uma aeronave desse porte.

Com 35,20 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas de carga, o KC-390 é o maior avião já desenvolvido no Brasil. Mais de 50 empresas brasileiras participam do projeto, que conta ainda com a colaboração da Argentina, de Portugal e da República Tcheca. A aeronave tem potencial de exportação para cerca de 70 países.

Voos gratuitos pela FAB: Você sabia que todos os cidadãos tem o direito de voar em aeronaves a FAB (Força Aérea Brasileira)?

Não são somente as autoridades políticas ou chefes militares que tem esse direito, e o melhor, não há custo algum e os voos são para todas as regiões do país, desde que haja vagas nelas. Mas há um porém, para voar com a FAB os voos devem estar programados.

Os interessados devem procurar o CAN (Correio Aéreo Nacional) de sua região, preencher  uma ficha de inscrição, anexar cópias da identidade e do comprovante de residência e informar o trecho que deseja viajar. Menores de idade devem ser inscritos pelos pais ou responsáveis.

Em Campo Grande as inscrições devem ser feitas pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.