20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Atentado mata governador do Iêmen; Estado Islâmico reivindica ataque

A- A+

Jaafar Mohammed Saad, governador da cidade de Áden, no Iemên, morreu neste domingo (6) em um atentado. Segundo agências, um homem-bomba se explodiu próximo ao comboio que levava o governador para a parte ocidental da cidade. Segundo a Reuters, o Estado Islâmico reivindicou o ataque.

Pelo menos seis dos acompanhantes do governador também morreram no ataque, que ocorreu quando Saad estava indo para o trabalho, diz a agência. Há outros feridos. Jaafar Mohammed Saad, um ex-general do exército do antigo sul do Iêmen antes que o estado marxista se fundiu com a norte do Iêmen, em 1990, foi nomeado governador em outubro.

Também em Áden, desconhecidos assassinaram no sábado (5) a tiros o presidente de um tribunal especializado em casos de terrorismo e na organização Al-Qaeda, quando viajava em seu carro. Estes dois ataques confirmam a deterioração da segurança que afeta a cidade de Áden, escolhida como sede provisória do governo iemenita desde a fuga do presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi da capital Sana em fevereiro passado.