20 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

"CONTRAGOLPE"

Bolsonaristas querem invadir embaixada chinesa após convite de Jair para manifestação

Prisão de Roberto Jefferson foi estopim para bolsonaristas assumirem discurso de invasão da embaixada

A- A+

Após a suposta mensagem que saiu do celular de Jair Bolsonaro para uma lista de transmissão, que o presidente enviou pelo Whatsapp, em que convoca apoiadores para manifestação em 07 de setembro, através das redes sociais, bolsonaristas convocam também pessoas para uma invasão anunciada à Embaixada da China no Brasil.

Antes de ser preso, o presidente do PTB-RJ, Roberto Jefferson, é quem propagava a mensagem de expulsão do embaixador Yang Wanming, que no dia da prisão de "Bob Jeff", celebrou a ação da Polícia Federal e desejou "um lindo dia para todos" em suas redes sociais. 

Agora, o ato planejado pelos bolsonaristas é encarado como uma resposta também à prisão de Jefferson, que alvo no inquérito das milícias digitais. Roberto e sua afronta ao embaixador ganhou repercussão na mídia após aparecer portando armas e chamando o diplomata chinês de "vagabundo que a China mandou para o Brasil". 

 

ATAQUE DO PRESIDENTE

Segundo informações do jornalista Guilherme Amado, a mensagem de Bolsonaro foi disparada no sábado (14.ago.2021), enviada pelo número pessoal, sem o selo de "encaminhada", sendo que não dá para saber se o presidente escreveu as falas ou copiou o texto, já que trechos falam de Jair na terceira pessoa. 

Direcionada para pessoas de direita, a mensagem começa chamando seu público de "sem noção", pelas críticas à Jair Bolsonaro. É citada a necessidade de um "contragolpe", classificado como "mais difícil e delicado do que naquela época". 

Outro trecho, mais a frente (com erros gramaticais) aponta que a manifestação planejada para 07 de setembro seria uma "autorização" para que o presidente e as Forças Armadas tomem  “as decisões cabíveis para que o Estado democrático de direito seja reestabelecido, o equilíbrio entre os poderes salvaguardado, o cumprimento da Constituição seja imperativo, o respeito à soberania nacional e do povo brasileiro sejam priorizados, a transparência das eleições seja cumprida e o resgate do STF hoje sequestrado por apátridas ocorra”.

Confira o texto completo:

** (Com informações Metrópole e Brasil 247)