25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

BOA AÇÃO

Brasileira que foi voluntária na 2ª Guerra confecciona máscaras contra Covid-19

Com 94 anos, Maria Blandina Medeiros Neder confeccionou luvas e cachecóis para serem enviados aos soldados brasileiros que lutaram na Europa. Hoje, ela produz máscaras para profissionais da saúde

A- A+

Prestes a completar 95 anos, Maria Blandina Medeiros Neder atuou como voluntária na produção de insumos para os brasileiros que participaram da Segunda Guerra Mundial e agora ajuda os profissionais da saúde no Rio de Janeiro na luta contra a Covid-19.

A falta de equipamentos de proteção individual para o sistema de saúde do Rio motivou um grupo de amigos para montar uma rede de voluntários que faz protetores faciais e máscaras de TNT para doação.

Dona Blandina está entre os voluntários. "Eu estava à toa em casa e queria ajudar de alguma forma. Estamos em um momento onde qualquer ajuda é bem-vinda então eu queria poder participar de alguma maneira".

Durante a época da participação brasileira na guerra, a Dona Blandina tricotou luvas e cachecóis para os 25 mil brasileiros que fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB), divisão que lutou junto com os aliados na Itália a partir de 1942. Quase 500 brasileiros morreram entre os pracinhas enviados.

"Na época eu fui voluntária para mostrar a importância de ajudar, mesmo que seja de longe. Eles estavam do outro lado do mundo, mas eles precisavam saber que tinha pessoas aqui no Brasil esperando por eles. Essa foi minha forma de ajudar", diz Blandina.


Blandina confeccionando a máscara facial em casa

"Naquela época eu poderia ter feito muito mais, fico com esse sentimento. Hoje, como eu já tenho mais idade não posso ajudar muito. Resolvi ajudar a confeccionar as máscaras e os protetores faciais para ajudar quem está na guerra agora. Os profissionais que estão na linha de frente", diz Blandina.

Com informações do G1.