25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Casos suspeitos de microcefalia sobem para 2, 7 mil no país

A- A+

Ao menos 2.782 casos suspeitos de microcefalia foram notificados pelo Ministério da Saúde até o último sábado (19), no país. O órgão também contabilizou pelos menos 40 mortes possivelmente relacionadas ao vírus Zika.

De acordo com ministério, os casos estão distribuídos em 618 cidades de 20 unidades da Federação.  Conforme ministério, Pernambuco continua sendo o estado com maior incidência de casos. No total 1.031, depois de Paraíba, com 429 casos e Bahia com 271.

Segundo ministério, em função do aumento da incidência da doença é necessário reformar combate ao mosquito aedes aegypti, que além do vírus Zika, também é transmissor da dengue e chicungunya. Ministério da Saúde alerta para cuidados nas férias e festas de fim de ano, período marcado por chuvas em muitos estados e com maior circulação de pessoas, segundo  secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Nardi.

Conforme órgão,  um paciente contraiu o vírus Zika depois de receber transfusão de sangue em um hospital de Campinas, em São Paulo. O órgão informou que o doador não sabia da doença, e fez uma notificação assim que começaram os sintomas. Os exames constataram a presença do vírus nos dois pacientes, mas, segundo o Ministério da Saúde, não é possível afirmar que o motivo foi transfusão de sangue.

O ministério alertou que não há motivos para deixar de doar sangue, principalmente neste momento em que os estoques tendem a baixar em todo o país. Mas quem teve Zika deve esperar um prazo de 30 dias para fazer a doação, para evitar possíveis infecções.

Nesta terça-feira, Ministério da Saúde informou que  266 mil agentes comunitários de saúde trabalham nas ações de combate ao mosquito e cuidado com os criadouros no país. O objetivo é visitar 100% das casas até o dia 31 de janeiro.