18 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Povo

Cidadãos se reunem e prometem mudar a política no Brasil

A- A+

O Movimento Cidadanista, foi idealizado por um grupo de cidadãos, de diversas regiões do Brasil, que sintetizam seus anseios na Carta Cidadanista e se organiza através de um Estatuto. 

"Nosso objetivo é nos tornarmos um Partido Movimento, que atenda aos anseios genuínos de todos os brasileiros que acreditam que podemos reinventar nosso país e nossa sociedade, tornando-á mais humana, ética, solidária, inclusiva, justa, democrática e sustentável", explicou o movimento.

Com um grupo de apoiadores já organizados em Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Três Lagoas e Paranaíba, a Raiz em Mato Grosso do Sul planeja colher 6.384 assinaturas de apoio até abril de 2017, e começa a se mobilizar a partir do próximo sábado (13), no Calçadão da Barão com a Rua 14 de Julho, a partir das 10h.

Objetivo

 A proposta do projeto do movimento é pensar o Brasil de baixo para cima, pela radicalização dos processos horizontais e interativos, garantindo o efetivo empoderamento das pessoas numa nova concepção do fazer político. Tem como base as expressões da ética africana, da filosofia ameríndia e da política ocidental: Ubuntu, Teko Porã e Eco-Socialismo.

O grupo ressalta que, "Não queremos inventar a 'roda'. A nossa inspiração vem dos partidos-movimentos da Europa: PODEMOS da Espanha  e  o SYRIZA da Grécia", ressaltou. 

 Política justa é o desejo incansável de muitos cidadãos e o movimento RAIZ começa e tem  como primeiro ato, colher o apoio civil. (Com assessoria)