29 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

CURA | CORONAVÍRUS

Johnson & Johnson anuncia vacina contra Covid-19 de apenas uma dose

A vacina funcionou melhor nos EUA, com 72% de eficácia contra covid-19 de moderado a grave

A- A+

A Johnson & Johnson, anunciou hoje (29.jan), uma vacina contra a covid-19, com apenas uma dose. A pesquisa revelou que a vacina da empresa, que foi testada em brasileiros, apresentou eficácia de 66%.

O índice é menor que de outras fabricantes, mas uma única injeção pode ajudar a imunizar mais pessoas em menos tempo. Para casos com sintomas mais graves, ela tem uma eficácia de 85%. Os testes foram realizados nos Estados Unidos e em outros sete países, entre eles, Brasil.  

Segundo a J&J, houve alguma variação geográfica. A vacina funcionou melhor nos EUA, com 72% de eficácia contra covid-19 de moderado a grave, em comparação com 57% na África do Sul, onde teve de lidar contra um vírus mutante mais fácil de espalhar. "Jogar com uma dose certamente valeu a pena", disse o Dr. Mathai Mammen, chefe de pesquisa global da unidade Farmacêutica Janssen da J&J, à agencia Associated Press.

A injeção de J&J usa um vírus do resfriado como um cavalo de Tróia para transportar o gene spike para o corpo, onde as células fazem cópias inofensivas da proteína para preparar o sistema imunológico caso o vírus real apareça. A AstraZeneca fabrica uma vacina contra o vírus do resfriado semelhante que requer duas doses.

A empresa disse que dentro de uma semana entrará com um pedido de uso emergencial nos EUA e depois no exterior. Ela espera fornecer 100 milhões de doses aos Estados Unidos até junho, e espera ter algumas prontas para embarcar assim que as autoridades derem o sinal verde.

FONTE: *Com Estadão Conteúdo.