18 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

NACIONAL | SÃO PAULO (SP)

Mãe dá à luz a 5 filhos de um só vez em SP; "Todos prematuros"

Caso raro de gravidez de quíntuplos envolveu 20 médicos e foi transmitido ao vivo para alunos de medicina

A- A+

Yanike Piera de Cassia, de 28 anos, teve 5 filhos de uma só vez na segunda-feira (10.jan.22) na Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo

A reportagem apurou que todos nasceram prematuros de 29 semanas. Os quíntuplos são: Isabella, Madalena, Helena, Enrico e Ravi.

O nascimento de forma prematura é comum em casos de nascimentos múltiplos.

Yanike já é mãe de dois filhos, de cinco e três anos de idade, e, junto da família, organizou uma vaquinha na internet para ajudar com os custos de fraldas e outros gastos com os bebês.

O caso dela é considerado muito raro por se tratar de uma gravidez natural. A chance de quíntuplos sem interferência médica é de cerca de 1 em 60 milhões de partos.

“Gestações de múltiplos são, na maioria, prematuras e trazem riscos associados, como diabetes para a mãe e de perda dos bebês”, explicou a médica Enoch Quinderé de Sá Barreto ao canal de TV CNN. A mãe e os bebês passam bem, informou a maternidade.

Ela foi internada no fim do ano passado para acompanhamento na unidade de saúde e a equipe médica decidiu pela cirurgia cesariana eletiva após monitorar a saúde de Yanike e dos bebês.

A equipe completa do parto contou com mais de vinte profissionais e o nascimento foi transmitido no anfiteatro do local para profissionais e estudantes da unidade.

A Maternidade Vila Nova Cachoeirinha é referência em saúde da mulher e atende a uma grande parcela de casos de alto risco envolvendo gestante

Ela vinha sendo acompanhada desde o final de 2021, internada no hospital, no espaço Casa da Gestante, que busca reproduzir o ambiente do lar para dar um pouco mais de conforto à grávida.

A decisão pelo parto cirúrgico foi tomada no fim de semana, pela equipe médica, a partir dos exames de monitoramento dos bebês.

ALTA COMPLEXIDADE

O Hospital de Vila Nova Cachoeirinha é referência no atendimento de alta complexidade na gestação. Em junho do ano passado, foi realizada na unidade uma cirurgia em um feto, ainda no útero da mãe, para a correção mielomeningocele, uma disrafia espinhal que afeta o fechamento da coluna. Nos bebês que nascem com essa condição, as raízes nervosas ficam alteradas e presas à pele e aos ossos da coluna, prejudicando a inervação dos membros inferiores, intestinos e vias urinárias.