25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Medicina: curso em universidade na fronteira atrai brasileiros

A- A+
Curso de Medicina no Paraguai

Com 280 vagas para o próximo ano, o curso de Medicina da Universidade Sudamericana, em Pedro Juan Caballero, na divisa com Ponta Porã, a 324 km de Campo Grande, tornou-se uma opção acessível a estudantes de Mato Grosso do Sul e moradores de estados vizinhos, entre os quais os de Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Segundo quem já avaliou, a grade curricular é excelente e oferece ao acadêmico bases seguras para homologar sua habilitação em território brasileiro.

A advogada Mirtys Fabiany Azevedo Pereira, especialista na área do Revalida, recomenda a Sudamericana “porque acompanha os padrões de universidades brasileiras, mesclados com o sistema de ensino paraguaio”. Ela frisa que a grade de disciplinas agrega matérias relevantes como as do SUS, medicina familiar e saúde publica. “São matérias responsáveis por mais de 60% das perguntas que caem no Revalida. E esta é a única universidade que tem estas disciplinas em sua base curricular”.

 A acessibilidade dos custos é outro atrativo. A mensalidade do primeiro ano é em torno de R$ 600, com a perspectiva de morar no Brasil e estudar no Paraguay. Ponta Porã e Pedro Juan Caballero são cidades separadas por uma via pública, a Avenida Internacional. A Universidade garante aos portadores de diploma nas áreas de saúde a condição de ingressar no 2º ano, porque convalida-se as matérias básicas cursadas em carreiras como Odontologia, Farmácia e Bioquímica, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem e outros. Assim, é reduzida em um ano a duração do curso, que tem 10 mil horas ou, em período normal, seis anos.

O endereço eletrônico parasaber o prazo de inscrição e outras informações é o medicinakarlos@gmail.com.

Edson Moraes