25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Militares Islâmicos determinam desligamento de internet durante orações

A- A+

Um grupo que monitora o conflito sírio afirmaram ontem, que Militantes do Estado Islâmico ordenaram a donos de lojas que desliguem sua conexão de Internet sem fio durante os períodos de oração na cidade de Deir al-Zor, no leste da Síria.

Segundo a Uol, trata-se de mais um exemplo de como o Estado Islâmico impõe controles sobre a vida pública enquanto tenta erguer o que descreve como um califado no coração do Oriente Médio.

Os insurgentes ultrarradicais ocuparam vastas porções de território na Síria e no Iraque e são alvo de uma campanha de bombardeios aéreos liderada pelos Estados Unidos nos dois países.

Sediado em Londres, o Observatório Sírio para os Direitos Humanos citou um documento do Estado Islâmico obtido por ativistas que diz: ?Todos os proprietários de lojas devem interromper a transmissão de Internet sem fio durante os períodos de oração?. Os muçulmanos rezam cinco vezes por dia.

O documento foi emitido pelas autodeclaradas autoridades do grupo radical a cargo do comportamento público na cidade, de acordo com o Observatório, que acompanha a guerra usando uma rede de informantes em solo sírio. O Estado Islâmico controla a maior parte da província de Deir al-Zor, assim como a província de Raqqa, no noroeste. Em Raqqa, o grupo proibiu músicas e imagens de pessoas publicadas em público e administra quase tudo, de padarias a escolas, tribunais e mesquitas.

Redação