29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

INTERNACIONAL | ORIENTE MÉDIO

Mísseis antitanque russos e milhares de rifles são apreendidos no Mar da Arábia do Norte

A quantidade de armas apreendida é tão grande que cobriu grande parte da cabine de comando traseira de um navio de 173 metros

A- A+

Dezenas de mísseis antitanque russos e milhares de rifles de assalto chineses foram apreendidos em 6 de maio pela Marinha dos Estados Unidos (EUA) no Mar da Arábia do Norte. Imagens impressionantes do carregamento ilícito foram divulgadas neste domingo (9. maio)

Segundo a frota americana de Bahrein, o arsenal estava no cruzador de mísseis guiados USS Monterey, próximo a Omã e Paquistão.

A carga levou dois dias para ser transferida para o USS Monterey e a tripulação foi interrogada, recebeu água e comida e depois liberada, segundo a Marinha americana.

A quantidade de armas apreendida é tão grande que cobriu grande parte da cabine de comando traseira do USS Monterrey, que tem 567 pés (173 metros) de comprimento, segundo a CNN.

"O carregamento de armas incluía dezenas de mísseis guiados antitanques russos avançados, milhares de rifles de assalto chineses tipo 56, centenas de metralhadoras PKM, rifles de precisão e lançadores de granadas propelidas por foguete", segundo comunicado.

A Marinha americana acrescentou que o armamento está sob custódia dos EUA enquanto a fonte original e o destino estão sob investigação.

SUSPEITAS

Segundo a Associated Press, uma investigação inicial da Marinha americana aponta que o navio saiu do Irã e tinha como destino o Iêmen, para apoiar os rebeldes houthis, apesar do embargo de armas da ONU.

A missão do Irã na ONU não respondeu a um questionamento da Associated Press. O país já negou no passado ter armado os rebeldes houthis.

A apreensão é uma das várias já feitas pelos EUA durante a guerra no Iêmen, que começou em 2014 e deu origem a uma das piores crises humanitárias do mundo.

FONTE: AP NEWS.