24 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

TECNOLOGIA

Nokia é escolhida pela Nasa para colocar 1ª rede de celular na Lua

Rede servirá a astronautas que serão 'pré-habitantes' enviados ao satélite em 2024

A- A+

A Nokia foi a empresa escolhida pela agência americana espacial (NASA), para instalar a primeira rede de celular na Lua. O anúncio foi feito nesta 2ª-feira (19.out.2020). 

Segundo a Nasa, humanos devem ser enviados a Lua daqui 4 anos. A agência explicou que ousará deixar os astronautas por longo prazo no satélite por meio do programa Artemis, semelhante a uma 'pré-habitação' do satélite.  

A empresa Nokia revelou que o primeiro sistema de comunicação de banda larga sem fio no espaço será construído na superfície lunar no final de 2022, antes mesmo que os humanos sejam enviados para a “pré-habitação” do satélite. 

Parceria com a empresa texana, Intuitive Machines garantirá a entrega de equipamentos na Lua para montagem da torre. A rede se configurará sozinha e estabelecerá um sistema de comunicações 4G/LTE na Lua, anunciou a Nokia, embora o objetivo seja no final mudar para 5G.

A rede dará aos astronautas capacidades de comunicação por voz e vídeo e permitirá a troca de dados biométricos e telemétricos, bem como a implantação e o controle remoto de veículos lunares e outros dispositivos robóticos, de acordo com a empresa.

Fonte:Reuters