19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

ARENA PANTANAL | MT

Prefeito de Cuiabá pede vacinação total de sua população para ter Copa América

Prefeito de Cuiabá pediu ao ministro da Casa Civil 670 mil doses extras para imunizar população da capital mato-grossense

A- A+

Contrariado com a realização da Copa América em sua cidade, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), solicitou ao governo federal que, em contrapartida pelos jogos na Arena Pantanal, toda a população local seja vacinada contra a Covid-19.

Em entrevista à Agência Folhapress, ele afirmou que, por intermédio do seu filho e deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB), enviou ao ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, pedido para receber de forma imediata 670 mil doses extras, o que seria suficiente para imunizar os quase 440 mil moradores da capital mato-grossense.

Segundo o prefeito, a cidade teve direito, até ontem (02.jun.2921), a um lote de 205 mil vacinas - utilizadas para aplicação da primeira e da segunda dose. "Já que escolheram Cuiabá como uma das sedes da Copa América, então, que imunizem toda a população. É justo. A escolha das sedes foi de forma abrupta, uma decisão entre governos federais, estaduais e CBF. Então, em contrapartida, queremos esse lote para vacinar a população com rapidez", falou Emanuel Pinheiro.

A administração da Arena Pantanal é de competência do governo estadual. Antes mesmo de Jair Bolsonaro anunciar Mato Grosso como uma das sedes -as demais são Goiás, Rio de Janeiro e Distrito Federal, o prefeito de Cuiabá já havia se manifestado contra a realização do evento, mesmo sem a presença de público.

Já o governo estadual comemorou a oportunidade de fazer parte da competição. E observou que a proposta só foi aceita porque não há previsão de torcedores nas arquibancadas.

"A primeira pergunta do governador foi se teria público. Sem público e com as delegações vacinadas, com protocolos, esse formato da Copa América nos interessa. Vemos como oportunidade para a rede hoteleira e o comércio, setores que terão um fôlego neste momento em que estão sendo sacrificados pela pandemia. É uma oportunidade também de divulgar o nosso estádio", disse à reportagem o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Alberto Machado.

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, não há interlocução com o governador Mauro Mendes (DEM), que é aliado do presidente Bolsonaro.

"Mantenho meu posicionamento desde o início dessa discussão de sediar uma Copa América. Vibramos com a Copa do Mundo aqui, mas agora o momento é outro. Vejo com muita preocupação receber um evento, com essa assombração de uma terceira onda. A discussão deveria ser outra", falou o prefeito.

"Nós estamos em um momento de pandemia, enfrentando a maior crise sanitária da história. Os gestores e a classe política precisam demonstrar estabilidade, transmitir segurança. Em respeito à sociedade, às vítimas, deveríamos usar a nossa energia para aquisição de mais vacinas e dar condições de tratamento para as pessoas infectadas", completou.

A capital mato-grossense registra, até esta 4ª feira (02.jun), 86.560 casos de infecção pelo coronavírus e 2.897 óbitos. Já o estado acumula 411.471 casos e 11.037 mortes.

Emanuel observou que a Arena Pantanal funciona como um centro de triagem para infectados pelo coronavírus.

"Essa é mais uma preocupação que eu tenho, olha como essa decisão impacta o munícipio. O centro de triagem terá que suspender as suas atividades antes e durante a Copa América. Então, já que nos escolheram como sede, que imunizem a população cuiabana", repetiu Emanuel.

"O centro de triagem é 100% do governo do estado. Acho estranho a prefeitura se manifestar sobre isso", respondeu o secretário Alberto Machado. "Vai funcionar da mesma forma como tem sido desde o ano passando, interrompendo as atividades cinco horas antes do jogo. Assim tem sido feito no Campeonato Mato-Grossense, foi assim na Série B do ano passado e tem sido assim até hoje."

A Copa América deverá ser realizada entre 13 de junho e 10 de julho. A Conmebol ainda não publicou a tabela com as datas e os locais dos jogos das dez seleções.