25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

O MAIS RICO DO MUNDO| INTERNACIONAL

Vídeo: com tripulantes com idades inéditas, Jeff Bezos conquista o espaço

Voo suborbital ajuda a inaugurar uma nova era de turismo espacial comercial privado; veja a decolagem

A- A+

O homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, decolou nesta terça-feira (20.jul), às 10h12 (horário de Brasília) para sua primeira viagem espacial. O pouso aconteceu às 10h22.

Ele esteve a bordo de uma nave construída por sua própria empresa, não a famosa Amazon, mas a Blue Origin, voltada ao setor aeroespacial. "Agradeço a cada funcionário da Amazon, a cada cliente. Vocês pagaram por isto tudo aqui", disse o fundador da gigante do varejo em uma entrevista após o voo.

Bezos voou cerca de 66,5 milhas (107 km) acima do deserto do Texas a bordo do veículo de lançamento New Shepard e voltou em segurança para a Terra, um histórico voo suborbital que ajuda a inaugurar uma nova era de turismo espacial comercial privado.

Ele levou o seu irmão, Mark Bezos, um estudante holandês - Oliver Daemen, de 18 anos, filho de um multimilionário e que tem licença de piloto privado (o mais jovem a ir ao espaço e a primeira pessoa que pagou por isso) e a antiga piloto dos EUA Wally Funk, de 82 anos, que concretiza um sonho depois de, na década de 60, não ter sido aceita no programa da NASA por ser mulher. Ela se tornou a pessoa mais idosa à ir até o espaço na história da humanidade.  

No total foram 10 minutos no que foi o primeiro voo tripulado da Blue Origin, fundada pelo magnata norte-americano em 2000.

A data dee hoje foi escolhida pois é celebrado os 52 anos da aterragem da Apollo 11 na Lua.