24 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Ação

3º Dia D realizado por Funtrab atende trabalhadores deficientes na Capital

Um dia exclusivo para o atendimento especial

A- A+

O Governo do Estado, por meio da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), realiza a terceira edição do Dia D nesta sexta-feira (23). A fundação irá reunir num mesmo espaço empresas, trabalhadores com deficiência e pessoas reabilitados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para promover a inclusão dessas pessoas no mercado formal de trabalho.

Neste dia, o atendimento será das 7h30 às 17h30, no prédio da Funtrab, situado à Rua 13 de maio, 2773, centro de Campo Grande. Será um dia dedicado somente às pessoas com deficiência ou que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo INSS. É necessário levar a Carteira de Trabalho, RG, CPF. No caso de beneficiário reabilitado levar também o certificado emitido pelo INSS.

Dia D

O Dia D dá aos trabalhadores oportunidade de atendimento direto feito pelos próprios empregadores, por meio de processos seletivos. Além de fortalecer as políticas de empregabilidade para as Pessoas com Deficiência (PcD), um dos objetivos específicos do “Dia D” é ampliar a inserção de trabalhadores com deficiência no mercado formal de trabalho, promovendo a conscientização das empresas.

O evento é concentrado no dia 23 de setembro, ocorre em todos os Estados e a ação é coordenada pelo Ministério do Trabalho, por meio das Superintendências Regionais do Trabalho(SRTE’s), do Sistema Nacional do Emprego(Sine) e de órgãos governamentais parceiros.

A mobilização faz parte da Agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite”, que promove a inclusão e a igualdade, com ações de qualificação de trabalhadores e conscientização das empresas.

A iniciativa partiu de experiências realizadas em Mato Grosso, em 2012, e na Bahia, em 2013, onde apresentaram excelentes resultados, em especial na mobilização e conscientização de atores locais. Diante do sucesso da experiência, neste ano acontece a 3ª edição do Dia D – Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência.

No Mato Grosso do Sul, atuam de forma conjunta na realização do Dia D, além do Ministério do Trabalho, o Governo do Estado, por meio da Funtrab, e a Fundação Social do Trabalho (Funsat), responsáveis pela execução local das ações do Sine, e é parte importante no processo, pois é através desse serviço que as vagas são captadas e disponibilizadas em vários municípios dos Estados. (Com assessoria).