28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Graduação

Acadêmicos participam de palestra sobre atendimento humanizado de transgêneros

A- A+

Acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Farmácia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram na sexta-feira (3) da palestra Atenção multiprofissional de transgêneros pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade faz parte da disciplina Políticas Públicas de Saúde III, ministrada pelas professoras Karine Ferreira da Costa e Eliny Salazar.

O palestrante, Dr. Ricardo dos Santos Gomes, responsável técnico do ambulatório transexualizador do Hospital Universitário de Campo Grande, destacou que a Portaria nº 2.803, de 19 de novembro de 2013, estabelece equipe mínima ambulatorial de atendimento a pessoas transgêneros, composta por um psiquiatra ou psicólogo, um assistente social, 1 endocrinologista ou clínico geral, um enfermeiro. E a equipe mínima hospitalar deve ser composta de um urologista ou ginecologista ou cirurgião plástico, um psiquiatra ou psicólogo, um assistente social, um endocrinologista e enfermeiros.

“O atendimento já inicia quando o chama pelo nome social ou o nome da preferência dele (a), independente do registro civil. Os exames de rotina e prevenção de saúde de modo geral são realizados igual aos demais. Lembrando apenas de observar mais detalhes como a questão social, psicológica, entre outras”, destacou o palestrante.

A professora Eliny acrescentou que para os acadêmicos compreenderem a importância do atendimento humanizado aos transgêneros, eles também assistiram a filmes sobre o tema.