MS Notícias

segunda, 01 de junho de 2020

Graduação

Acadêmicos participam de palestra sobre atendimento humanizado de transgêneros

Por: Gilmar Hernandes06/05/2019 às 15:20
ComentarCompartilhar
Palestra com Ricardo GomesPalestra com Ricardo GomesFoto: UCDB

Acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Farmácia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram na sexta-feira (3) da palestra Atenção multiprofissional de transgêneros pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade faz parte da disciplina Políticas Públicas de Saúde III, ministrada pelas professoras Karine Ferreira da Costa e Eliny Salazar.

O palestrante, Dr. Ricardo dos Santos Gomes, responsável técnico do ambulatório transexualizador do Hospital Universitário de Campo Grande, destacou que a Portaria nº 2.803, de 19 de novembro de 2013, estabelece equipe mínima ambulatorial de atendimento a pessoas transgêneros, composta por um psiquiatra ou psicólogo, um assistente social, 1 endocrinologista ou clínico geral, um enfermeiro. E a equipe mínima hospitalar deve ser composta de um urologista ou ginecologista ou cirurgião plástico, um psiquiatra ou psicólogo, um assistente social, um endocrinologista e enfermeiros.

“O atendimento já inicia quando o chama pelo nome social ou o nome da preferência dele (a), independente do registro civil. Os exames de rotina e prevenção de saúde de modo geral são realizados igual aos demais. Lembrando apenas de observar mais detalhes como a questão social, psicológica, entre outras”, destacou o palestrante.

A professora Eliny acrescentou que para os acadêmicos compreenderem a importância do atendimento humanizado aos transgêneros, eles também assistiram a filmes sobre o tema.

Deixe seu Comentário

TV MS

15 de maio de 2020
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma