25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Acadêmicos relatam queixa ao MP sobre ação de BPChoque

A- A+

Em repúdio a ação do BPChoque (Batalhão da Polícia de Choque) aos acadêmicos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), na última sexta-feira, dia 20, em frente a dois bares na rua Rui Barbosa, as Associações Atléticas Acadêmicas divulgaram uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido.

Na nota, as Associações relatam que acontecimentos, como da última sexta-feira, tem ocorrido há anos naquele local e que antes da ação, os policiais não teriam dialogado com os estudantes e somente com os proprietários dos bares. Ainda conforme nota, a ação dos PMs foi desproporcional, excessiva e abusiva. É admitido no documento, que os estudantes que obstruíam a rua tem parcela de culpa, porém na manhã de hoje, dia 24, foi encaminhado ao Ministério Público queixa sobre a ação do BPChoque.

Segundo ainda as Associações dos Acadêmicos, quando houver situações de aglomeração nos bares, os dirigentes providenciarão cordões de isolamento, evitando, assim, que os estudantes vão para a rua, obstruindo a via. Vai ser buscado contato com a Agetran, Semadur, Sejusp, moradores locais, para que de forma coletiva haja uma solução para evitar novos problemas de mobilidade urbana no local.