25 de junho de 2021
Campo Grande 30º 19º

Acervo do Museu Lídia Baís será ampliado e Morada será mais um espaço cultural na Capital

A prefeitura de Campo Grande assinou, no dia seis de março deste ano, um acordo com Sistema Fecomércio, que inclui Sesc e Senac, de gestão compartilhada da Morada dos Baís.

Com acordo, que tem duração de 12 meses, o sistema Fecomércio será responsável pela administração da Morada dos Baís, que passará a funcionar como um centro cultural. O objetivo, segundo a superintendente de turismo da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Tursimo e Agronegócio) Maria do Carmo Porto Carrero Petelincar, é valorizar a cultura regional e criar espaços para que os artistas de Mato Grosso do Sul possam apresentar seu trabalho, além, claro, de incrementar o turismo com mais opções culturais a quem visita o Estado.

Segundo Maria do Carmo, as salas da Morada receberão novo projeto de iluminação, que irá valorizar as obras expostas. Há ainda duas novidades. A instalação do Cine-Cult, sala de cinema com 40 lugares que irá exibir filmes internacionais do circuito Sesc, e a criação de um palco giratório, como já existe em unidades do Sesc de todo país onde haverá diversas apresentações artísticas. O acervo do museu Lídia Baís também será ampliado com aquisição de novas obras feita pela Fecomércio, como antecipou Maria do Carmo.

Conforme a superintendente de turismo da Sedesc, com as novas salas e com palco giratório, a prefeitura, em parceria com sistema Fecomércio, pretende ampliar os espaços de trabalho dos artistas regionais. "É mais uma opção de trabalho, pois haverá toda uma programação cultural que prioriza os artistas regionais. Serão realizados espetáculos de teatro, shows, exposições de arte. Os artistas terão mais um espaço com padrão Sesc como existe em todo Brasil", explica.

Maria do Carmo deixa claro que não haverá alteração nenhum na arquitetura da Morada dos Baís, até porque o prédio é tombado como patrimônio público de Campo Grande. Será feita uma reforma no anexo do prédio, onde até o ano passado funciona uma sala da Abrasel. No local, será construído um café-escola onde serão ministrados, pelos professores do Senac, cursos de panificação, confeitaria, barman, entre outros. 

"Com isso, vamos atender uma demanda crescente da cidade de profissionais na área e também vamos desenvolver a economia, pois o café-escola também irá atender a população". A expectativa é que haja com novo projeto crescimento do turismo em Campo Grande. "Os turistas que visitarem a cidade terão oportunidade de conhecer as obras de arte dos nossos artistas, ver apresentações teatrais e musicas, além de consumir produtos do café-escola. Tudo isso incrementa a economia da cidade e gera emprego", avalia.

Outra vantagem do projeto para o município é que os custos de manutenção da Morada dos Baís e de todo complexo serão mantidos pelo sistema Fecomércio, durante tempo de vigência do convênio, que é de 12 meses. "Para o município, é bom, pois a prefeitura enfrenta uma situação difícil, e o sistema Fecomércio tem condições de atender a demanda que existe hoje da Capital na área do turismo e da cultura com alto padrão de qualidade"

Maria do Carmo explica que todo trabalho será feito em parceria entre Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Sedesc e Sesc. Segundo cláusula 1, inciso 1.2 do termo de autorização de uso assinado, a administração da Morada dos Baís será compartilhada pela Sedesc, Fundac e Sesc. O termo prevê também que não haverá movimentação financeira entre as partes e que a prefeitura, através da Fundac e da Sedesc irão organizar junto com Sesc a realização dos eventos culturais na Morada dos Baís, que terão como objetivo valorizar e difundir cultura regional e desenvolver turismo local. 

 

 

 

PRF apreende 660 Kg de maconha em Caarapó (MS)
Polícia
há 10 horas

PRF apreende 660 Kg de maconha em Caarapó (MS)

Maracaju registra 27 novos casos e 01 novo óbito de Covid-19 nesta quinta-feira.
Política
há 10 horas

Maracaju registra 27 novos casos e 01 novo óbito de Covid-19 nesta quinta-feira.

PRF apreende 600 Kg de maconha em Caarapó (MS)
Polícia
há 11 horas

PRF apreende 600 Kg de maconha em Caarapó (MS)

 Prefeitura e Governo do Estado planejam reforma do Prédio do Detran de Maracaju.  
Política
há 11 horas

 Prefeitura e Governo do Estado planejam reforma do Prédio do Detran de Maracaju.  

Câmara (MDB) apoia empresários de Bonito em prorrogação de carência do Pronampe
APOIO | DEPUTADO ESTADUAL
há 12 horas

Câmara (MDB) apoia empresários de Bonito em prorrogação de carência do Pronampe

Saúde inicia Censo Animal em Três Lagoas
Política
há 13 horas

Saúde inicia Censo Animal em Três Lagoas