29 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Novas diretrizes

ACICG traz senador à Capital para falar sobre Gestão Compartilhada

A- A+

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de novas diretrizes de desenvolvimento para a Capital, Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) lança a proposta de construção do “Pacto Juntos por Campo Grande” nesta quinta-feira (19), às 19h, no hotel Deville. O evento contará com uma palestra com o Senador Tasso Jereissati e vai envolver representantes da sociedade civil organizada. 

Na ocasião, o parlamentar convidado falará sobre gestão compartilhada. Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas do RJ, Tasso governou o Ceará em três gestões e em uma delas, foi propulsor do Pacto de Cooperação pelo Ceará, movimento que contribuiu fortemente para o desenvolvimento de seu estado, considerado um exemplo  para outras regiões do país. “Queremos ouvir como ocorreu o desenvolvimento do Pacto de Cooperação do Ceará, que foi um grande movimento de integração de diversas lideranças que buscavam saídas criativas, integradas e sustentáveis para os problemas daquele Estado, tal como estamos tentando fazer agora pela nossa Campo Grande”, explica o presidente da Associação Comercial, João Carlos Polidoro.

A iniciativa é do Conselho Político e Social (COPS) da ACICG. “O COPS é uma ferramenta importantíssima dentro da Casa do Empresário, formado por administradores, políticos e pessoas que estão extremamente preocupadas com a situação do comércio, da indústria, da economia, e da nossa cidade em diversas outras questões”, contextualiza o presidente.

Pacto Juntos por Campo Grande

O projeto proposto pela ACICG deverá, por meio da participação colaborativa de diversas entidades, produzir um documento, uma carta de intenção, que auxiliará a gestão municipal a trabalhar de forma eficiente pela economia, saúde, educação, assistência social, segurança, planejamento urbano e vários outros setores. 

“Embora a população precise de melhorias imediatas em diversas áreas, a nossa iniciativa pretende colaborar com planos para curto, médio e longo prazo. Mesmo em tempo de turbulência política e econômica, não podemos parar de trabalhar pelo município e, especialmente, pela economia que precisa retomar seu crescimento para continuarem gerando empregos e renda”, finaliza Polidoro.

Além do COPS, o Observatório Social, sediado dentro do prédio da Associação Comercial está engajado no projeto. “É necessário que todos pensemos a cidade que queremos deixar para nossos descendentes; quais são as opções que temos para transformar a política atual; como influenciar e promover as mudanças demandadas em tempos corroídos pela imoralidade, pela corrupção e pela ineficiência da administração pública; e ainda como fazer prevalecer a verdade e a sensatez na política em detrimento das mentiras e vantagens pessoais. E para pensar nessas grandes questões precisamos mobilizar fortemente a sociedade civil, por meio de suas diversas lideranças”, acredita o primeiro-secretário da ACICG, Roberto Oshiro.  

Ele completa afirmando que a “velha política está morrendo e é preciso propor algo novo”. “Já vínhamos realizando mobilizações por meio do movimento #JuntosFaremos, e, agora, com o “Pacto Juntos por Campo Grande”, a ACICG se propõe a articular a sociedade civil organizada para discutir uma Nova Política. Isso deve funcionar como um fermento para novas ideias, alinhadas com a construção de uma cidade com visão de futuro e responsabilidades compartilhadas com a cidadania”, finaliza.