29 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

CAPITAL | MS

Prefeitura oferece vacina contra a Covid-19 no Aeroporto

Medidas ocorrem diante do alerta feito pela OMS quanto à circulação da variante ômicron

A- A+

A Prefeitura de Campo Grande (MS) passa a ofertar a vacinação contra a Covid-19 no Aeroporto Internacional da Capital, a partir desta quarta-feira (8.dez.21). 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o atendimento será diário, de 08h às 23h, durante o período em que as equipes da estiverem fazendo o trabalho de prevenção no local.

— A intenção é oportunizar o acesso a vacina para aquelas pessoas que estão chegando na nossa cidade ou indo ao aeroporto buscar um familiar. Sabemos que a vacina é muito importante no enfrentamento desta doença (Covid-19) e quanto mais pessoas imunizadas, menor a chance de termos um aumento no número de casos, internações e óbitos —  explicou o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

O trabalho de prevenção à Covid-19 no Aeroporto Internacional de Campo Grande teve inicío na terça-feira (7.dez.21). Ao desembarcar na Capital, os passageiros recebem orientações  e poderão realizar o teste para detecção da doença, que será oferecido gratuitamente. O objetivo é identificar pessoas de outros estados e países que possam estar contaminados com o coronavírus.

— A nossa intenção é fazer o monitoramento destes passageiros a fim de conter o ingresso de novas variantes em nosso Município. Mesmo que os números de casos, internações e óbitos estejam estáveis, é necessário medidas estratégicas como esta para manter sob controle a situação da pandemia em nossa cidade — esclareceu o secretário.

Os técnicos da Sesau fazem a abordagem e a triagem inicial do passageiro na sala de desembarque e o direciona para o local onde é realizado o teste de antígeno (Swab), que fica pronto  de 15 a 20 minutos e possui alto grau de confiabilidade.

Neste período, o passageiro receberá orientações sobre a importância da manutenção das chamadas medidas não farmacológicas, como uso da máscara, lavagem adequada das mãos e distanciamento social, bem como será verificada a sua situação vacinal. Caso o resultado do teste seja positivo, o passageiro será orientado a ficar em quarentena e passará a ser monitorado pelas equipes do Município.

A realização da barreira sanitária no Aeroporto Internacional de Campo Grande foi determinada pelo prefeito Marquinhos Trad, após reunião realizada com técnicos da Sesau para discutir medidas a serem implementadas para conter um possível aumento no número de casos e a circulação de novas variantes da Covid-19 no Município. Existe a previsão da realização de ação semelhante no Terminal Rodoviário de Campo Grande. A data e logística de funcionamento ainda estão sendo definidas.

A adoção de novas medidas ocorre diante do alerta feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto à circulação da variante B.1.1.529 do coronavírus, conhecida por ômicron, que foi identificada na África do Sul, e já teve casos em investigação relatados em vários países, inclusive no Brasil.

Teste de antígeno é oferecido gratuitamente.