29 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Bairros Taquarussu e Jacy recebem mutirão contra dengue chikungunya

A- A+

Os moradores dos bairros Taquerussu e Jacy receberam orientações de 80 agentes na manhã de hoje, para retirarem materiais que possam servir como depósito de água parada e se tornar criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya.

Esta é a segunda etapa do mutirão de limpeza que está sendo feito pela prefeitura e os bairros foram escolhidos por apresentarem alto índice no Lira (Levantamento Rápido para Aedes Aegypti), com 2,3% de infestação na última semana de outubro.

A orientação aos moradores que vivem no Taquarussu e Jacy, que possuem juntos 4.939 imóveis, segue até a próxima sexta-feira. Durante a ação, o agente entrega um panfleto com informações sobre as doenças e a campanha e entra na casa do morador para fazer uma vistoria. Depois que forem orientados, os moradores devem colocar na rua, até domingo, os materiais que acumulam água parada, pois a partir da próxima segunda-feira, a prefeitura começa a recolher o lixo das ruas.

Os materiais e objetos que serão coletados pela prefeitura são caixa d’água, calhas, baldes, garrafas, cesto, barris d’água, pneus, sofá velho, geladeira velha, fogão velho, plásticos e outros materiais que possam servir como depósito de água parada para o Aedes aegypti.

Caso o morador não retire os materiais que possam servir como depósito de água parada até a data especificada, ele será notificado e terá que regularizar a situação. Se o terreno não for limpo, ele pode receber uma multa que varia de R$ 1.721,50 a R$ 6.884,00.

Dany Nascimento