28 de março de 2024
Campo Grande 22ºC

Reabilitação

Bicicletas apreendidas vão virar cadeiras de rodas construídas por detentos

A- A+

Uma Lei Estadual nº 4.095 de 13 de outubro de 2011 de autoria dos deputados estaduais Zé Teixeira (DEM) e Marquinhos Trad (PMDB), permite a utilização de bicicletas apreendidas em delegacias de polícia para fabricação de cadeiras de rodas, sendo assim a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen- MS), irá utilizar dessa Lei com mais intensidade.

 O Diretor Presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, foi consultado pelo Deputado Estadual Zé Teixeira sobre quais iniciativas já existem nos presídios do Estado, sendo informado que há projeto em andamento na unidade de Corumbá e projetos em desenvolvimento nas unidades de Jardim e Paranaíba.

Para o Deputado Zé Teixeira, esses projetos precisam ser ampliados imediatamente, alcançando outras unidades e ele se prontificou a intermediar ações entre a Agepen e órgãos do Governo Estadual, inclusive com a participação da Primeira Dama do Estado, Fátima Azambuja, para vencer todas as barreiras e possibilitar que haja fabricação de cadeiras de rodas em quantidade suficiente para atender a demanda de todas as cidades de Mato Grosso do Sul.

Para Stropa, as bicicletas existem e são disponibilizadas através da lei e a mão de obra prisional permite que sua transformação em cadeiras de roda ocorra. A grande dificuldade, segundo o Diretor, é conseguir os barracões de trabalho e os maquinários para a instalação das fábricas.

Segundo Gilson Martins, Diretor de Assistência Penitenciária da autarquia, é objetivo do sistema ampliar ao máximo os postos de trabalho, principalmente no regime fechado e “a fabricação de cadeiras de rodas é um excelente começo para que vençamos esse desafio”.