22 de maio de 2022
São Paulo 23º 11º

CAPITAL

Capital inicia vacinação de crianças contra a Covid-19

A- A+

Campo Grande é a primeira cidade de MS e uma das primeiras do País a iniciar a vacinação de crianças. (Foto: Diogo Gonçalves/PMCG)

Campo Grande deu início neste sábado (15) a vacinação de crianças contra a Covid-19. O lançamento simbólico da imunização do público infantil aconteceu durante a manhã na Unidade de Saúde da Família (USF) São Benedito, na região da comunidade quilombola Tia Eva. A Capital é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul e uma das primeiras do País a imunizar crianças.

"A nossa cidade sempre foi referência na vacinação e no enfrentamento da Covid-19 e agora estamos dando mais um passo muito importante com o início da vacinação contra as crianças. A vacina já se mostrou a arma mais poderosa e eficiente no combate deste doença, por isso fazemos um apelo aos pais e responsáveis que levem suas crianças para se vacinar. É um ato de amor e zelo pela vida de todos", enfatizou o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad.

A primeira criança campo-grandense a ser vacinada de forma simbólica na USF São Benedito foi o pequeno José Luis da Silva Duarte, de 05 anos, descendente de quilombolas. Acompanhado da mãe, ele estava bastante apreensivo, mas não fugiu da agulha.

"Da mesma forma que a vacina é importante para nós adultos, também acredito que seja fundamental vacinarmos os pequenos, porque eles também podem ficar doentes e até mesmo transmitir para outras pessoas. Eu meu sinto bastante feliz e aliviada em ter ele vacinado", comenta a mãe.

Conforme calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), os primeiros a serem vacinados serão as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e quilombolas e também crianças de 11 anos completos sem comorbidades nascidas de janeiro a abril. Mais de 20 locais estarão abertos durante todo este sábado para a vacinação deste público.

No caso das crianças com comorbidades é necessário apresentação de laudo médico que comprove as seguintes condições:

Arritmias cardíacas
Cardiopatia hipertensiva
Cardiopatias congênita
Cirrose hepática
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
Deficiência Permanente Limitações Físicas e Motora
Deficiente Auditivo
Deficiente Mental
Deficiente Visual
Deficientes acamados com lesão medular grave
Diabetes mellitus
Distrofia Muscular
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
Gastrostomizado
Hemoglobinopatias graves
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
Imunossuprimidos
Insuficiência cardíaca (IC)
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Obesidade mórbida
Oncológico com doença ativa em tratamento
Paralisia Cerebral
Pneumopatias crônicas graves
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
Renais Crônicos em diálise
Síndrome de down
Síndromes coronarianas
Transplantados
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Traqueostomizado
Valvopatias

O primeiro lote das doses pediátricas chegou em Campo Grande na noite desta sexta-feira (14). O Município recebeu 4.310 doses. A expectativa é vacinar aproximadamente 90 mil crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades

A vacina a ser aplicada é a Pfizer, porém a dosagem para criança é diferente da de adultos. No frasco laranja, destinado para este público, são 10 doses de 10 microgramas, enquanto no roxo, que é para adolescentes e adultos, são 6 doses com 30 microgramas.Da mesma forma que as vacina dos adultos, a da criança também deve ser aplicada em duaas doses.

Para agilizar o processo de vacinação, a Sesau reforça a orientação para que pais ou responsáveis pela criança  para que façam o cadastro do site http:vacina.campogrande.ms.gov.br.  Até a tarde de hoje, 13.197 crianças já haviam sido cadastradas.

A vacinação deste público, em suma, deve nos mesmos locais que a aplicação de doses em adultos, exceto nos drives, uma vez que após aplicação da dose a criança deve ficar em observação por aproximadamente 20 minutos.

As crianças deve comparecer acompanhadas dos pais ou responsáveis legais. Em caso de impossibilidade da presença dos mesmos, a criança poderá ser vacinada acompanhada de um familiar mediante apresentação do termo de autorização devidamente preenchido que está disponível no site  www.campogrande.ms.gov.br/sesau para download.

Locais de vacinação:

Centro

Seleta  10h às 17h

Unidades de saúde 10h às 17h

Prosa

USF Noroeste

USF Nova Bahia

Anhanduizinho

USF Parque do Sol

UBS Jockey Clube

UBS Dona Neta

USF Los Angeles

USF jockey Club

Bandeira

USF Moreninha

UBS Universitário

Imbirussu

USF Aero Itália

USF Albino Coimbra

UBS Silvia Regina

USF Serradinho

Segredo

UBS Cel. Antonino

USF Azaléia

C.F Nova Lima

USF São Francisco

USF São Benedito 8h30 às 17h

Lagoa

USF Coophavilla

USF Batistão