20 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Chuva prejudica teto e Casa do Artesão é interditada por bombeiros

A- A+

A Casa do Artesão, considerada patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul, foi parcialmente interditada nesta segunda-feira (28) por consequência das fortes chuvas que ocorreram na sexta-feira (25). 

Localizada na região central da cidade, no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Calógeras, a Casa do Artesão expõe diversas atividades de artesanato que representam a cultura do Estado. Ela existe desde 1918 e em 1990 após passar por um período de restauração e revitalização, foi reinaugurada e aberta ao público. 

De acordo com a gestora da Casa do Artesão, Eliane Torres, 48 anos, o período intenso de chuvas no verão pode prejudicar ainda mais a estrutura do local, que não passa por reforma desde 2012. “A casa foi interditada pelos bombeiros hoje e é necessário que algo seja feito em 30 dias. Ela precisa de uma revitalização intensa principalmente no telhado. É preciso mais celeridade do poder público em relação a isso, pois é um bem de extrema importância para o nosso Estado, um patrimônio que não pode acabar e deixar cair em ruínas, algo precisa ser feito de forma urgente”, diz a Eliane. 


O Corpo de Bombeiros interditou por 30 dias a entrada principal da Casa devido à periculosidade do telhado prejudicado pelas chuvas, podendo ser adiado por mais 30 dias, para que seja feito um novo projeto de segurança na Casa.  A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Fundação de Cultura do Estado e também com o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery para falar a respeito das ações que devem ser tomadas nos próximos dias, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno nas ligações.