29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

CAPITAL

"Busão da Vacina" reforça imunização na Capital

Percorrerá bairros a partir de hoje

A- A+

A unidade móvel da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) em parceria com a prefeitura de Campo Grande está percorrendo os bairros de maior vulnerabilidade nas seis regiões urbanas do Município em busca daqueles que ainda não se vacinaram ou precisam colocar a dose da vacina contra a Covid-19 em dia. O "busão da vacina" começou a circular nesta quinta-feira (20.jan.22) e seguirá até o dia 05 de março.

O 1º Bairro contemplado foi o Paulo Coelho Machado, região do Anhanduizinho.

A vice-prefeita Adriane Lopes acompanhou o início do trabalho durante a manhã e destacou a importância da união de esforços com objetivo de ampliar o acesso da população à vacina e contribuir para aumentar a cobertura vacinal do Município.

A vice-prefeita Adriane Lopes acompanhou os atendimentos durante a manhã desta quinta-feira. (Foto: Denilson Secreta)A vice-prefeita Adriane Lopes acompanhou os atendimentos durante a manhã desta quinta-feira. (Foto: Denilson Secreta)

"É uma parceria muito importante que vem para somar com os esforços do Município. Sabemos que há ainda um número considerável de pessoas que estão suas doses em atraso ou até mesmo ainda não se vacinar e levando o serviço mais perto das pessoas, sobretudo daquelas que vivem em regiões mais vulneráveis, é fundamental para que a gente consiga melhorar ainda mais os nossos indíces. consequentemente isso irá se refletir na redução do número de óbitos e casos graves da doença, porque já é comprovado que a vacina é a arma mais eficaz contra esta doença", comentou.

Atualmente, aproximadamente 22,8 mil pessoas ainda não se vacinaram em Campo Grande e cerca de 70 mil estão com a sua segunda dose em atraso.

A dona de casa Marluce da Silva Ferreira, de 42 anos, foi uma das primeira a ser vacinada no local. Ela aproveitou para tomar a sua terceira dose.

"Eu achei uma iniciativa muito bacana porque ficou pertinho de casa. Eu fiquei sabendo que o ônibus estaria aqui e resolvi logo me vacinar. Achei muito bem organizado e o atendimento foi muito rápido", elogiou.

A unidade móvel, que tem capacidade para atender 400 pessoas por dia, já percorreu diversas cidades do Brasil e foi adaptada em torno dos imunizantes, contando com três salas de vacinação, refrigeração, pias, álcool em gel 70% e cortinas hospitalares.  O veículo foi cedido pela Mercedes-Benz Brasil e transformado com financiamento da Câmara Brasil-Alemanha de Comércio e Banco Alemão.

O atendimento é feito por voluntários da CVB de Mato Grosso do Sul e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

CONFIRA O ITINERÁRIO ABAIXO

  • 20 e 21 de janeiro das 8h às 16hBairro Paulo Coelho Machado: Escola Ana Lúcia de Oliveira Batista Rua Perciliano Barbosa Ferreira, 540 
  • 22 a 23 de janeiro das 8h às 16hBairro Cidade de Deus: Oficina Sr. Lindomar Rua Luiz Antônio Dodero, 225 
  • 24 a 25 de janeiro, das 8h às 16hBairro Los Angeles: Mercado São José Rua Eng. Paulo Frontim, 422 

ATENDIMENTO

Na unidade móvel serão disponibilizadas todas as vacinas contra a Covid-19, exceto para as crianças de 05 a 11 anos, em decorrência das orientações quanto a imunização deste público. O atendimento é feito por ordem de chegada.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para ter acesso ao serviço, é necessário apresentar documento com foto (RG ou CNH), bem como o comprovante de vacinação, para o caso da aplicação das doses de reforço.

CRONOGRAMA DO ÔNIBUS DA VACINA (POR REGIÃO)

  • Anhanduizinho (20 a 25 de janeiro)
  • Bandeira  (26 a 31 de janeiro)
  • Imbirussu (01 a 06 de fevereiro)
  • Lagoa (07 a 12 de fevereiro)
  • Prosa (13 a 18 de fevereiro)
  • Segredo (19 a 24 de fevereiro).

Os locais serão divulgados periodicamente nos sites e redes sociais da Prefeitura de Campo Grande e Secretaria Municipal de Saúde.

*Com assessoria.