18 de abril de 2024
Campo Grande 15ºC

Com gastos mensais de R$ 2,2 milhões MPE determina fechamento do CEMPE

A- A+

O conselho Municipal de Saúde por intermédio do MPE (Ministério Público Estadual) determinou o fechamento do CEMP (Centro Municipal Pediátrico), instalado pelo prefeito Gilmar Olarte, por causar mais prejuízo do que benefício. O valor chega a aproximadamente R$2,2 milhões mensais.

Conforme apresentado pela vereadora Luiza Ribeiro, na sessão itinerante da Câmera Municipal no Conselho de Arquitetura e Urbanismo nesta manhã, o MPE apurou que os gastos até o momento ultrapassam os limites, e que o centro se encontra fora dos padrões do Ministério da Saúde. “Primeiro que o prefeito construiu isso sem a autorização do Conselho Municipal de Saúde e há mais gastos do que benefício. Muito dessa crise é por teimosia do prefeito, por realizar as coisas devido a questões e desejos pessoais”.

A decisão foi tomada pelo Ministério Publico Estadual, Tribunal de Contas, e pelo Conselho Municipal de Saúde que verificaram que o centro funciona irregularmente, por não se encaixar aos padrões do ministério da Saúde, onde esses atendimentos devem ser realizados mais próximo da população, nos UPA’s (Unidade de Pronto Atendimento) e UBS (Unidade Básica de Saúde). Além disso, alegaram não entender o por quê que os profissionais recebem um acréscimo no salário.

A ação deve ser publicada nessa sexta-feira no Diário Oficial, e a prefeitura pode recorrer à decisão.