18 de janeiro de 2021
Campo Grande 27º 22º

Comércios devem fechar durante jogos do Brasil na copa

1edf6d1ac520291eef76212b0e751c9cOs comércios do centro, bairros e shoppings devem adequar seus horários de funcionamento para os dias de jogos do Brasil durante a Copa do Mundo, que começa na próxima semana, pois de acordo com a  Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), as lojas devem fechar as portas uma hora antes do início das partidas da Seleção Brasileira e os shoppings 30 minutos antes.

De acordo com o presidente da ACICG, João Carlos Polidoro, a medida é facultativa aos empresários, uma vez que as datas não estão inclusas na relação de feriados onde há obrigatoriedade de fechamento do comércio prevista no acordo da convenção coletiva entre patrões e empregados.  “Estamos passando essa orientação aos lojistas, mas fica a critério dele definir se fechará ou não seu estabelecimento. No horário dos jogos o movimento deverá cair muito, o que não compensa manter a empresa aberta. Temos visto uma adesão muito grande, ou seja, os colaboradores serão liberados do trabalho para assistir às partidas”.

A respeito das horas não trabalhadas, a cada empregador poderá fazer a compensação com o próprio funcionário. As lojas que funcionam até às 18h deverão permanecer fechadas até o dia seguinte, já que os jogos terão início no final da tarde. Os shoppings devem retomar o expediente habitual 30 minutos após a partida.

Dany Nascimento