18 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

EDUCAÇÃO

Convênio entre Semed e Fertel garante aulas na TV Reme por mais um ano

Renovação acontece pelo sucesso da iniciativa, ilustrado no aumento da audiência no canal 4.2 da TVE, segundo diretor-presidente da Fertel

A- A+

Com as aulas presenciais ainda suspensas devido à atual pandemia, causada pela COVID-19, uma importante ferramenta na manutenção do ensino de Campo Grande - a TV Reme - foi renovada, pela parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa (Fertel). 

Esse convênio existe desde meados de 2020 e é transmitido pelo canal 4.2 da TVE, para os alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme), o que garante acesso dos estudantes as aulas remotas.

João Bosco Martins, diretor-presidente da Fertel, filho de professores, aponta o sucesso da colaboração entre as partes, que motivou a renovação do convênio da Fundação com a SEMED para todo o ano de 2021.

"Por resultado, houve aumento da audiência e estamos entre os quatro principais canais abertos na Capital. Percebemos que a população acompanha as aulas”, disse ele.  

Elza Fernandes é secretária municipal de educação e exalta a parceria que surgiu no atendimento aos alunos. "A TV Educativa foi fundamental nessa parceria, e a renovação, por mais um ano, é muito importante. Transmitir os conteúdos pela televisão é fundamental. Além disso, outras ferramentas foram implantadas, e iremos continuar atendendo aos nossos alunos por meio delas”, afirmou a secretária.

Todas as apresentações da TV Reme tem o acompanhamento de técnicos da SEMED, em aulas preparadas pelos professores da Reme (gravadas no estúdio da TVE), com base em conteúdos curriculares do grupo 1 ao 9º ano do ensino fundamental, além dos direcionados aos alunos do berçário ao grupo 5 e aos alunos da Educação de Jovens e Adultos/EJA, assim como conteúdo específico para as escolas do campo.

Informações dos órgãos educacionais apontam que, mesmo com a retomada das aulas remotas em 08 de fevereiro, um plano para o retorno de forma híbrida está sendo preparado e pode entrar em prática ainda para esse primeiro semestre, se a situação pandêmica permitir.

Além da TV Reme, a assistência remota à estudantes é feita através da internet, rádio e os cadernos de atividades impressos. As videoaulas também podem ser assistidas pela internet, no Youtube TV Reme Campo Grande.