16 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Direito da Mulher

Deam 24 Horas contará com 5 delegadas plantonistas

Delegacia especialuzada de atendimento a mulher da Capital é 1ª do país e será inaugurada amanhã

A- A+

A partir de amanhã, as mulheres de Mato Grosso do Sul, em especial de Campo Grande, contarão com uma delegacia de atendimento exclusiva 24 horas, a primeira do Brasil, que passará a funcionar na Casa da Mulher Brasileira.

Segundo a delegada geral adjunta de Mato Grosso do Sul, Marta Rodrigues, a unidade especializada contará com 40 profissionais entre investigadores e delegadas. Ao todo, serão cinco delegados plantonistas. A delegacia funcionará em regime 24 horas como as Depacs (Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário), porém atenderá exclusivamente casos de violência contra mulher.

Conforme o delegado-geral da Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, o tempo para estruturar a Deam 24 Horas e organizar equipe que irá atender as mulheres do Estado foi de aproximadamente 30 dias. "Estamos preocupados com a mulher, por isso trabalhamos para esse atendimento em que a mulher se sentirá mais valorizada, mais protegida ", disse Roberval. 

A delegada Marília de Brito Martins destaca a agilidade do atual governo em providenciar a delegacia. "Esse era um pedido muito antigo das mulheres, e o novo governo providenciou em menos de dois meses".

Segundo o delegado-geral, hoje cerca de 40% das ocorrências registradas em Campo Grande envolvem mulheres. Apenas na Deam, são realizados em média 70 atendimentos por dia. Em 2014, foram registrados 5966 boletins de ocorrência de violência contra mulher. Roberval também destaca a presença da mulher no efetivo policial. Dos 2263 policiais, 632 são mulheres, ou seja, 40%.

Roberval também adiantou que já existem estudos sobre a viabilidade da implantação das Deams 24 Horas no interior do Estado. Atualmente, Mato Grosso do Sul possui  13 delegacias voltadas para mulher, das quais 11 são no interior, mas nenhum funciona 24 horas. 

Embora a inauguração seja amanhã, ainda não há telefones instalados na Deam 24 Horas, portanto o atendimento após às 18h ainda não poderá ser efetuado, mas o atendimento na Deam segue normalmente das 8h às 18h de segunda a sexta-feira.