11 de abril de 2021
Campo Grande 34º 22º

Geral

Governo lança etapa do Rally dos Sertões 2017 em MS

No ano em que comemora 40 anos de criação, Mato Grosso do Sul sediará uma das etapas da edição 2017 do principal rally do País e um dos maiores do mundo: o Rally dos Sertões. O lançamento do megaevento, que pela primeira vez incluirá o Estado em seu roteiro com apoio do Governo do Estado, será feita no dia 9, às 15h30, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, com a presença do governador Reinaldo Azambuja e dos executivos da Dunas Racing, Roque Antonio Horta e Marcos Ermírio de Morais.

A edição 2017 do Rally dos Sertões será histórica. Além de celebrar a data emblemática da criação do Estado, marcará os 25 anos de uma das maiores provas off road do planeta. Para comemorar a data especial, a competição terá roteiro inédito, incluindo o destino turístico de Bonito. O roteiro em território sul-mato-grossense será definido por uma equipe da organização do evento e por uma comissão executiva do Governo do Estado, que envolve vários órgãos governamentais e prefeituras.

A iniciativa de incluir Bonito na prova foi recebida com entusiasmo pelo governador Reinaldo Azambuja. “É um enorme prazer compartilhar este momento com todos, organizadores, competidores e apoiadores do Rally dos Sertões, cuja prova tem o objetivo de conectar pessoas e elevar o nível de desafio por onde trafegam. O rally é uma competição de alto nível, na qual brasileiros e estrangeiros estarão cruzando belas paisagens e conhecendo a hospitalidade do nosso povo”, disse.

Mais visibilidade

O contraste entre o cenário e os personagens será grande. Serão 250 veículos inscritos, entre carros, UTVs, motos e quadriciclos; 200 competidores, homens e mulheres, em 70 equipes participantes. Junto com os competidores, uma caravana envolvendo 1.500 pessoas em ônibus, caminhões e picapes, movimentando a economia de cidades e povoados, prestando suporte técnico aos competidores e realizando ações sociais e ambientais.

Dentre as ações está a responsabilidade de recolher todo o lixo gerado durante o percurso e os acampamentos, removendo resíduos provenientes da prova como vidros quebrados, óleo derramado, enfim, qualquer dano ao ambiente – o que já rendeu prêmios internacionais à organizadora do evento, a empresa Dunas Race. As ações sociais prevêem, ainda, atendimento médico às comunidades mais necessitadas que estiverem no percurso.

“Trata-se de uma competição de alto nível, com competidores brasileiros e estrangeiros cruzando belas paisagens sul-mato-grossenses e conhecendo a hospitalidade de seu povo, colocando o Estado em um patamar de visibilidade mundial jamais alcançado”, comentou o secretário estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe.

Com uma cobertura de mídia envolvendo três helicópteros, dois aviões e oito drones, transmissão por redes de televisão esportivas e canal aberto gerando mais de 10 horas de transmissão com reportagens exclusivas, atingindo mais de dez milhões de pessoas alcançadas pela programação e mais de um milhão de pessoas atingidas pelas redes sociais, o evento deve incrementar o turismo a curto, médio e longo prazo.

A apresentação do evento para o público sul-mato-grossense, no dia 9, ocorrerá no Auditório Tertuliano Amarilha, durante a realização, também pelo Governo do Estado, da Rota do Desenvolvimento.