24 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Campo Grande

Início do outono: 10 destinos frios para conhecer no Nordeste

A- A+
source
Imagem do filme Recife Frio (Kleber Mendonça), que retrata a cidade com rios congelados e sob neve rigososa. Apesar de ser pura ficção, o Nordeste pode surpreender com seus muitos lugares cujas temperaturas são baixas
Reprodução/Recife Frio
Imagem do filme Recife Frio (Kleber Mendonça), que retrata a cidade com rios congelados e sob neve rigososa. Apesar de ser pura ficção, o Nordeste pode surpreender com seus muitos lugares cujas temperaturas são baixas

O outono no Brasil e em todo o hemisfério sul do planeta começa oficialmente neste sábado (20) e, apesar do Nordeste do país ser conhecido pelos estereótipos de seca e calor, existem muitos destinos frios para conhecer e desfrutar na região. Confira alguns desses lugares com opções de lazer e a melhor época do ano para viajar para cada um deles.

O Recife, capital de Pernambuco , é uma cidade de temperaturas altas e muitas praias . Passar frio por lá, como no filme "Recife Frio", de Kleber Mendonça (diretor de "Aquarius"), é coisa somente de cinema e ficção (veja abaixo). Entretanto, não é bem assim em todo o Nordeste. Somente em Pernambuco , por exemplo, três cidades se destacam pelo clima ameno, com neblina, e opções de lazer ligadas ao frio.


Gravatá e Garanhuns, no agreste do estado, e Triunfo, no sertão (isso mesmo, no sertão!), são os destaques pernambucanos. Mais ao sul, na Bahia, as cidades de Piatã, na região da Chapada Diamantina, e Vitória da Conquista, terceira maior cidade do estado, também são conhecidas pelas baixas temperaturas. Em Sergipe, o município de Simão Dias chega a registrar 12°C na alta temporada. A sensação térmica em Mar Vermelho, conhecida como "Suíça alagoana", no estado de Alagoas, é de ainda mais frio. A temperatura por lá fica por volta de 10°C. 


Na região, ninguém vai encontrar temperaturas abaixo de 0°C, como no inverno do sul brasileiro, mas com certeza não faltarão oportunidades para usar roupas agasalhadas e degustar de uma gastronomia deliciosa, regada a café, chocolate quente e vinho tinto. Apesar deste não ser o momento ideal para viagens , com a saúde pública e privada em colapso e muitos estados decretando lockdown , pode ser a hora de  começar a se planejar para aproveitar o pico da alta temporada de inverno na região, entre maio e julho.

Confira as opções de destinos:

1) Guaramiranga (CE)

O Hotel Vale das Nuvens, em Guaramiranga, é ideal para casais. O estabelecimento conta com trilhas próprias, cachoeiras e piscina aquecida para curtir o frio
Reprodução/Trivago
O Hotel Vale das Nuvens, em Guaramiranga, é ideal para casais. O estabelecimento conta com trilhas próprias, cachoeiras e piscina aquecida para curtir o frio

Localizada na Serra de Baturité, no centro-norte do estado, a 800 metros acima do nível do mar, Guaramiranga é conhecida como a Suíça do Ceará. Devido à altitude, é possível sentir temperaturas por lá aproximadas a 12°C durante o inverno. A cidade é bem pequena, mas tem uma boa infraestrutura para receber turistas.

Os bares e restaurantes do centro da cidade costumam ter música ao vivo, em dias comuns, fora da pandemia da Covid-19. Há opções de hospedagem em pousadas aconchegantes e românticos (foto) ou hotéis luxuosos também. Além da paisagem muito bonita e bucólica, há parques e trilhas na serra para conhecer.

2) Martins (RN)

Serra onde Martins está cituada. A cidade é dona da segunda maior caverna de mármore do Brasil, a Casa de Pedra
Reprodução
Serra onde Martins está cituada. A cidade é dona da segunda maior caverna de mármore do Brasil, a Casa de Pedra

A 380 km da capital do Rio Grande do Norte, Natal, e a 700 metros de altitude, em relação ao nível do mar, Martins é chamada de Princesa Serrana e  Campos de Jordão  do Nordeste. Nos meses mais frios, de junho a agosto, a temperatura chega a 15°C.

A cidade é dona do maior festival gastronômico de rua do estado, que acontece nos meses de dezembro e janeiro. Entre os principais pontos turísticos estão o Mirante da Carranca e a Casa de Pedra, segunda maior caverna de mármore do país, com 100 metros de comprimento. Cidade pequena e com ruas pacatas, é ideal para um final de semana aconchegante e descansado.

3) Areia (PB)

Areia, na Paraíba, é conhecida pelas suas casinhas coloridas
Reprodução
Areia, na Paraíba, é conhecida pelas suas casinhas coloridas

A cidade de Areia está localizada na Região Geográfica Imediata de Campina Grande, terra da BBB Juliette Freire . Por estar situada em relevo elevado, a cidade fica coberta por uma leve neblina nos dias de inverno. O frio começa a chegar por lá a partir do mês de maio, quando as temperaturas batem 12°C, mas durante todo o ano possui clima ameno. Conhecida por suas casinhas coloridas e que remontam ao passado colonial do Brasil, Areia é um destino com muita história e riqueza cultural. A cidade abriga réplicas de grandes obras, como "O Grito do Ipiranga", encomendada a ele por Dom Pedro II, e o Museu da Rapadura. Os turistas também encontram teatros, restaurantes, pousadas acolhedoras e restaurantes com comida típicas.

4) Gravatá (PE)

Temperatura de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, pode chegar a 10 graus
Reprodução/Prefeitura de Gravatá
Temperatura de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, pode chegar a 10 graus

Gravatá faz parte do Circuito do Frio de Pernambuco, juntamente com Garanhuns e Triunfo. Nas três cidades, o outono e o inverno costumam ser bem rigorosos. No agreste do estado, a apenas 84 km de distância da capital, Recife, Gravatá se destaca pela rede hoteleira e boas opções gastronômicas. Há várias opções de hospedagens de campo no estilo hotel fazenda e também pousadas aconchegantes, feitas para aquecer quem se abriga nelas.  O recifense tem em Gravatá o seu principal destino de frio, por ser próximo, nas férias do meio do ano. A 447 metros de altitude e natureza bem preservada, ela atinge 10°C de temperatura com facilidade, principalmente nas madrugadas. O turista que visita a cidade não pode deixar de conhecer a rua Duarte Coelho, famoso polo moveleiro que também conta com cafés e trabalhos de artistas plásticos. 

Você viu?

5) Garanhuns (PE)

Relógio das Flores, em Garanhuns, é um dos principais cartões postais da cidade
Reprodução
Relógio das Flores, em Garanhuns, é um dos principais cartões postais da cidade

O inverno em Garanhuns já é tão popular que a cidade realiza uma tradicional festa pública da região, o Festival de Inverno de Garanhuns (também conhecido como "FIG"). No agreste pernambucano, a 230 km do Recife e 896 metros de altitude, as temperaturas chegam a marcar 14°C. A cidade tem muitos parques e praças.

Entre os passeios turísticos, é possível visitar o Castelo de João Capão e o Relógio das Flores (principal cartão postal do município). Vinho, café e chocolate quente são comercializados em diversos estabelecimentos da cidade e, com certeza, além das roupas, ajudam a manter o aquecimento.

6) Triunfo (PE) 

Apesar de estar no sertão pernambucano, Triunfo fica no ponto mais alto do estado, o que lhe garante temperaturas frias durante todo o ano, principalmente no inverno
Reprodução
Apesar de estar no sertão pernambucano, Triunfo fica no ponto mais alto do estado, o que lhe garante temperaturas frias durante todo o ano, principalmente no inverno


Quase na divisa com a Paraíba, Triunfo é considerada um oásis no meio do Sertão e costuma atrair muitos turistas para a região. A 1,1 mil metros de altitude em relação ao nível do mar, a cidade é o ponto mais alto de Pernambuco e, por isso, garante aos viajantes um clima ameno e uma paisagem coberta por neblina diariamente. Com boa estrutura para receber turistas, durante o inverno a cidade costuma registrar 10°C, mas a sensação térmica pode ser de ainda mais frio. O Festival de Inverno e a Festa do Estudante são os eventos mais famosos da cidade e costumam levar atrações nacionais para se apresentar. O hotel do Sesc Pernambuco é um dos pontos mais bem recomendados para hospedagem na cidade, com diárias individuais a partir de R$ 212 que incluem café da manhã, almoço e jantar. Uma das principais atrações da cidade, o teleférico que cruza o lago central de Triunfo, está no hotel do Sesc.

7) Mar Vermelho (AL)

Mar Vermelho
Reprodução
Mar Vermelho

Conhecida como Suíça alagoana, Mar Vermelho fica na zona da mata e a 732 metros de altitude. As temperaturas vão de 12°C a 20°C, mas a sensação térmica pode ser de ainda menor. No mês de agosto, final da alta temporada de frio, a cidade promove o seu Festival de Inverno, que caracteriza a cidade como um dos principais destinos de baixa temperatura da região.

8) Simão Dias (SE)

Simão Dias
Reprodução
Simão Dias

Simão Dias registra as mais baixas temperaturas de Sergipe, em média 12°C. No agreste do estado, a 250 metros de altitude e a 100 km da capital, Aracaju, a cidade está situada na Serra do Cruzeiro. Entre as atrações da cidade, é possível visitar a imagem de Santa'Ana, padroeira do município.

O final de julho até meados de agosto costuma ser a época mais fria. Lá se encontra o Abismo de Simão Dias, conhecido por Furna do Dorinha, lago que possui 50 metros de profundidade até a superfície. Até hoje, só foram explorados 26 metros, quando constatou-se um grande potencial arqueológico na localidade.

9) Piatã, na Chapada Diamantina (BA)

Chapada Diamantina
Reprodução
Chapada Diamantina

Conhecida por ser o município mais alto da Bahia e mais alta cidade serrana do Nordeste (1,2 mil metros de altitude), Piatã, está situada na região da Chapada Diamantina. Famosa pelos seus cafés especiais, carrega o apelido de "Terra do Café". Além disso, a cidade também oferece um tradicional licor artesanal, o quentão, que ajuda a população e os turistas a suportarem as temperaturas do outono e inverno, que, normalmente, podem variar entre 11°C e 24°C. Caso tenha sorte, o visitante pode pegar uma frente fria que chegue aos 4°C. A conhecida Chapada Diamantina fica mais charmosa no inverno, com temperaturas entre 8°° a 15°C de manhã cedo e também à noite. A região conta com inúmeros restaurantes com comidas regionais e também de outras partes do mundo, sempre com uma  ótima cartela de vinhos a oferecer para acompanhar ou cerveja artesanal .

10) Vitória da Conquista (BA)

Vitória da Conquista
Reprodução
Vitória da Conquista

Também na calorenta Bahia, outra cidade que se destaca pelas baixas temperaturas é Vitória da Conquista. O município fica a 923 metros de altitude em relação ao nível do mar e fica a 509 km de Salvador. Vitória da Conquista é a terceira maior cidade do estado, atrás apenas da capital e Feira de Santana. Por lá, a temperatura fica facilmente abaixo de 10°C. Vitória é mais uma "Suíça do Nordeste", apelidada de Suíça Baiana. A cidade tem um conhecido festival de inverno que é realizado sempre no mês de agosto e reúne nomes da música popular brasileira. Os pontos turísticos mais conhecidos do local são: o Cristo de Mário Cravo, uma escultura de Jesus crucificado com traços nordestinos, e o Memorial Casa Régis Pacheco, um casarão considerado patrimônio arquitetônico da cidade, que narra a história política da região.

Fonte: IG Turismo