25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Arquitetura

Lideranças da arquitetura nacional devem se reunir em Campo Grande este mês

Além da discussão de assuntos como a organização do Congresso Internacional de Arquitetos, profissionais farão visitas técnicas, uma delas ao Aquário do Pantanal

A- A+

Campo Grande irá sediar de 21 a 24 de janeiro, das 8h às 18h, no Novotel, uma das mais importantes reuniões promovidas por lideranças da Arquitetura e Urbanismo nacional. Cerca de 250 representantes das diretorias nacional e regionais dos Institutos de Arquitetos do Brasil (IAB) participarão da 147ª Reunião do Conselho Superior do IAB – COSU Miguel Pereira.  Após 33 anos, esta é a primeira vez que o Mato Grosso do Sul sediará uma reunião do COSU.

A reunião é promovida pelo IAB-MS, e marcará também as comemorações de 94 anos de criação do Instituto de Arquitetos do Brasil. Segundo o arquiteto e urbanista Carlos Lucas Mali, vice-presidente do IAB Nacional da região Centro-Oeste e representante sul-mato-grossense no Cosu, a pauta de discussões é integrada por temas que envolvem, por exemplo, a formação continuada e a prática profissional, inclusive com a organização de premiações de estudantes e profissionais da Arquitetura.

Está na pauta do encontro também a organização do maior e mais importante fórum internacional de arquitetura, o 27° Congresso Internacional de Arquitetos que será realizado pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, em 2020. A candidatura brasileira desbancou dois fortes concorrentes: Melbourne (Austrália) e Paris (França). São esperados cerca de 15 mil arquitetos de todo o mundo, no Rio, para discutir o futuro das cidades.

Os participantes farão visitas técnicas, na sexta-feira (23), às 14h, para conhecer o projeto e as obras do Aquário do Pantanal, cujo projeto é de autoria do arquiteto e urbanista Ruy Othake, e também o Museu das Culturas Dom Bosco.