24 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

CONHECIMENTO CIENTÍFICO

"Mistério e Ciência Among Us" usa estética de game para mostrar força do setor em MS

Ação começou de modo virtual pela cidade de Bataguassu e traz evento de fomento às escolas estaduais

A- A+

De modo presencial, de hoje (28.out.2021) até o dia 04 de novembro, o Projeto Mídia Ciência de Jornalismo Científico apresenta a ação “Mistério e Ciência Among Us” em oito escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul.

Febre do momento entre os produtores de conteúdos e parcela "gamer" da sociedade, o projeto usou sim a estética do jogo "Among Us" para tornar tudo ainda mais atrativo. Parte da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, sua primeira ação foi apresentada para três centenas de alunos. Depois desses 300, a expectativa agora é alcançar três mil alunos, até o encerramento da SNTC.

Na programação completa, serão contempladas pela ação as seguintes instituições:

28/10

  • 14h - E.E. Prof. Alberto Elpídio Ferreira Dias
  • 19h - Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone

29/10

  • 9h - E.E Waldemir Barros da Silva
  • 14h- E.E Profª Thereza Noronha de Carvalho

03/11

  • 9h - E.E Emydio Campos Widal
  • 14h - E.E. Amando de Oliveira

04/11

  • 9h - E.E. Manoel Bonifácio Nunes da Cunha
  • 14h - E.E Lúcia Martins Coelho.

“Um dos propósitos do Mídia Ciência sempre foi encontrar uma ponte de comunicação entre o projeto e os alunos de ensino médio da rede pública de Mato Grosso do Sul. Pela proximidade do vestibular, entendemos que muitos deles ainda precisavam de informações sobre oferta de ensino superior, processos seletivos, possibilidade de ganhar uma bolsa de estudos e auxílio financeiro”, explica André Mazini, o coordenador do Mídia Ciência.

Segundo a organização, na história há um crime e os estudantes precisam descobrir quem é o assassino, sendo que toda essa dinâmica é apresentada na linguagem teatral e com embasamento científico

“Nosso objetivo foi montar uma ação que apresentasse para eles todas as possibilidades do ensino superior e a potencialidade da ciência de MS, mas tudo isso usando uma linguagem em que eles parassem para ouvir”, aponta Mazini.

Antes de voltar de maneira segura para as escolas, com apoio da Secretaria de Educação de MS, a ação Among Us foi apresentada virtualmente para estudantes de escolas públicas da Capital e municípios do interior do Estado, levando a primeira realização para a Escola Estadual Peri Martins, de Bataguassu.