18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Rotatória da Mato Grosso

Moradores e servidores já conseguem perceber melhorias com obra da rotatória da Mato Grosso

A- A+

Iniciada em 22 de março deste ano, a obra de reordenamento do trânsito na rotatória da confluência das Avenidas Mato Grosso e Nelly Martins (Via Parque) já apresenta resultados positivos, mesmo com conclusão prevista para meados de julho.

De acordo com levantamento da Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande (Agetran), diariamente passam pela Avenida Mato Grosso cerca de 36 mil veículos, sendo 18 mil em cada sentido da via, e na Via Parque aproximadamente 22 mil veículos, destes 12 mil no sentido Shopping/Parque do Sóter e 10 mil no sentido Parque do Sóter/Centro.

Os benefícios do reordenamento do trânsito no local já são perceptíveis por quem usa a rota diariamente. “No começo da obra achei que a situação de congestionamento ali naquela região fosse piorar. Mas resolvi fazer o trajeto direto para experimentar e senti que o fluxo ali melhorou, tanto de ida como de volta”, ressalta a servidora pública Arlene Antunes.

De acordo com o diretor-presidente da Agetran – Janine Bruno, apesar do período chuvoso, a obra tem fluído bem. “No início tivemos dias chuvosos, o que deu uma atrasada. Mas já realizamos a sinalização vertical e horizontal, com a instalação de semáforos nos locais, e agora estamos na finalização da pavimentação próximo a rotatória, drenagem e conclusão do meio fio”, completa Janine.

O Projeto prevê que após essa etapa finalizada, a obra terá continuidade no outro trecho da Avenida Mato Grosso que deverá passar pelo mesmo procedimento, este concluído a etapa final será a diminuição da rotatória e a instalação semafórica.“A impressão das pessoas que não passam por ali todos os dias é que a obra está atrapalhando, mas não está e tenho a sensação que ficou até melhor do que antes, porque com a ajuda dos guardas de trânsito os motoristas respeitam mais e o trânsito flui melhor. Espero que quando ficar pronto, com a ampliação da via melhore mais e que o problema realmente seja resolvido o que parece que vai ocorrer”, conclui Arlene.

O diretor-presidente do Detran-MS, Gerson Claro, destaca que o projeto foi uma intervenção emergencial e bem-sucedida devido o fluxo de veículos. “Com essas mudanças a população ganhará tempo, e um trânsito melhor e menos estressante”, afirma Gerson Claro.

A servidora pública Arlene Antunes mora na região da Av. Nelly Martins (Via Park) e trabalha na Governadoria, no Parque dos Poderes. Há dez anos ela faz diariamente o trajeto e passa pela rotatória da Av. Mato Grosso com a Via Park. Ela conta que no começo da obra achou que a situação de congestionamento naquela região, principalmente na direção ao parque, fosse piorar e resolveu manter o desvio pelo Carandá Bosque. “Um dia resolvi fazer o trajeto direto para experimentar e senti que o fluxo melhorou, tanto de ida como de volta”, disse.Alerne conta que o fluxo para quem sai ou chega ao bairro Carandá Bosque também melhorou com a abertura de novas ruas. “A primeira impressão das pessoas que não passam por ali todos os dias é que a obra está atrapalhando, mas não está, tenho a sensação que ficou até melhor do que antes. Espero que quando ficar pronto, com a ampliação da via melhore mais e que o problema realmente seja resolvido o que parece que vai ocorrer’, completou. 

Parceria

O Governo do Estado por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), repassou mais de R$ 1,6 milhão para a prefeitura de Campo Grande executar a obra. O governador Reinaldo Azambuja desta a importância de parcerias entre governo e municípios, com o objetivo de melhorar a segurança viária, em prol da redução de acidentes de trânsito e dando uma melhor qualidade de vida a população. “Nos últimos anos temos feito muitos investimentos na área de engenharia de trânsito, inteligência e educação para o trânsito. Essa obra refletiu nosso comprometimento com o crescimento da cidade, haja vista que houve crescimento populacional e de frota de veículos. Estamos atendendo um antigo anseio da população”, destaca o governador Reinaldo Azambuja.