28 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

MPE e CDL inauguram parque destinado às PCDs no Parque das Nações

A- A+

O MPE (Ministério Público Estadual), por meio da 67ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), inauguraram essa semana, o Parque Infantil Adaptado, no Parque das Nações Indígenas. A iniciativa da implantação do parque foi da CDL, uma das parceiras do MP (Ministério Público) na Campanha de Conscientização “Essa Vaga é Muito Especial”.

Essa campanha da 67ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, que começou em Campo Grande, mas foi levada por Promotores de Justiça para outros municípios de Mato Grosso do Sul, trata das políticas de acessibilidade no que concerne à garantia de direitos das vagas especiais destinadas às PCDs (Pessoas Com Deficiências) e idosos, tanto em ambiente externos (ruas) como internos (estabelecimentos comerciais) e de transporte público, assentos e demais adequações necessárias para o transporte seguro. As informações são do site do MPE.

O MPE e os seus parceiros lançaram a campanha em 11 de setembro em evento realizado no auditório do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Su).

Para a promotora de justiça, Jaceguara Dantas da Silva Passos, a iniciativa do o primeiro parque adaptado de Campo Grande e do Centro Oeste possibilitará a inclusão de muitas crianças que necessitam de acessibilidade e a melhor maneira de garantir essa acessibilidade é proporcionar um espaço de brincadeiras.

Jaceguara  falou de sua satisfação em ver entregue a praça em tempo bastante rápido, sendo uma demonstração efetiva de compromisso com a sociedade pela CDL e seus parceiros comerciais. Salientou que o parque representa muito para um grande número de crianças e famílias.

O projeto do parque foi doado pelo arquiteto Rubens Leles e sua execução, além da CDL, contou com a participação da Associação dos Lojistas do Shopping Campo Grande e da administração do Shopping, além da Federação das Associações Comerciais do Estado, representada no ato pelo seu presidente, Alfredo Zamlutti Junior, que prometeu trabalhar para conscientizar comerciantes de outros Municípios do Estado para implantar em suas cidades parques dessa natureza.

O presidente da CDL disse que o parque pode ser ampliado, desde que ocorram doações de novos equipamentos. Ricardo Kuninari disse ainda que o parque é uma iniciativa da CDL, mas a conquista é daquelas crianças que realmente precisam de um espaço como este.

O corte da fita inaugural foi feito por Ricardo Kuninari e pela Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos. Depois ocorreu o descerramento de placa. Vários parceiros da CDL no projeto estiveram presentes.

Tayná Biazus