19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Campo Grande

No Dia do Campo, Sedesc conscientiza população sobre a importância do setor para economia

A- A+

O Brasil comemora hoje (10 de maio) o Dia do Campo. Aproveitando a data, a Superintendência do Agronegócio da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia) está hoje realizando visitas a comunidades agrícolas, levantando necessidades e sugerindo soluções que conduzam ao incremento da produção. Um exemplo é a visita feita ao Assentamento São Luiz, onde os técnicos acompanharam o trabalho em três setores: produção de ovos, cultura de limão e pepino.

"A data comemorada hoje tem como objetivo promover a conscientização da sociedade sobre a importância do campo para a economia e o meio ambiente, além de incentivar a exploração consciente e sustentável de todos que trabalham com atividades relacionadas ao campo", comentou o Superintendente do Agronegócio da Sedesc, Walter Sérgio Ribeiro de Lima.

Em Campo Grande, a Prefeitura, através da Sedesc, apoia integralmente as 24 comunidades de agricultores familiares e as ações desenvolvidas na área urbana, que já conta com quase 100 hortas urbanas e projetos vitoriosos como o Saladão, que hoje está em stand by por conta da pandemia de coronavírus. Campo Grande oferece auxílio no processo de produção, comercialização e consumo dos produtos que vão do campo para a mesa dos consumidores.

Plano Municipal de Agricultura Urbana

Além disso, a Prefeitura criou o Plano Municipal de Agricultura Urbana, com objetivo principal de promover práticas agroecológicas que envolvam a produção, o agroextrativismo sustentável, a coleta, a transformação e a prestação de serviços, de forma segura, para gerar produtos voltados ao consumo próprio, trocas, doações ou comercialização, aproveitando de forma eficiente e sustentável os recursos e insumos locais.

O Plano, que no momento está sendo regulamentado, será formado por dois programas: o Hortas Urbanas e o Agricultura Agroecológica. Esses dois programam permeiam todas as ações do agronegócio no município, como as hortas urbanas, o Saladão, o futuro Núcleo Agroecológico será implantado na zona oeste do município, numa área com cerca de 30ha, ao lado do Polo Empresarial Oeste.

A Sedesc deverá receber ainda esta semana uma comissão da Associação de Fruticultores da região das Três Barras (onde fica a Escola Agrícola) para começar a analisar a possibilidade de implantar ali um polo municipal de fruticultura.