24 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Olarte assina ordem de licitação para obras do Parque Linear Anhanduí

A agenda acontece às 15h na Praça Central do Shopping Norte Sul

A- A+

Será assinado hoje a tarde, às 15h, na Praça Central do Shopping Norte/Sul Plaza, pelo prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), a ordem de licitação das obras de implantação do Parque Linear Anhanduí, projeto orçado em R$ 68 milhões que beneficiará a região urbana do Anhanduizinho, que possui cerca de 150 mil habitantes.

Conforme projeto a obra será dividida em seis lotes, com previsão de ser entregue em 18 meses a partir da ordem de serviço. A expectativa é que o processo licitatório esteja concluído em 90 dias e que as obras comecem em junho. 

A obra contempla a canalização e a revitalização das margens do rio, o recapeamento da avenida Ernesto Geisel na extensão de 7,5 quilômetros, trecho entre a rua Santa Adélia (em frente do shopping) até a avenida Campestre, no bairro Aero Rancho, a implantação de seis praças de convívio, pista de caminhada e ciclovia, além de defensas metálicas em pontos de risco para queda de veículos no rio.

Conforme o projeto serão construídos muros com placas de concreto e sistema gabião que permitirá a drenagem e a urbanização com grama, no trecho entre a rua Santa Adélia e a avenida Manoel da Costa Lima.

O sistema de drenagem será corrigido para pôr fim às enchentes. Não será concretado o fundo do rio a fim de garantir a biodiversidade. Para evitar erosão e manter o leito estabilizado, serão instalados travessões a cada 20 metros.

Como a avenida Ernesto Geisel, conhecida como Norte Sul, recebe um grande fluxo de veículos em todo trecho onde haverá intervenção, serão instaladas nas curvas e pontos de risco de defensas metálicas (guard rail) de proteção, evitando queda de veículos.