02 de agosto de 2021
Campo Grande 29º 14º

Pintando o Sete nas Escolas proporciona afinidade entre alunos e pintura

A- A+

O projeto Pintando o Sete nas Escolas leva sete artistas de Campo Grande a 14 escolas municipais para mostrar e ensinar aos alunos, na prática, a técnica e o estilo de cada um. Idealizado pelo artista plástico Carlos Vera, o projeto foi contemplado pelo Fmic (Fundo Municipal de Incentivo à Cultura) e obteve recurso de R$ 74.324,00.

Cada escola escolheu cinco alunos para participar das aulas com os artistas, tendo como critério utilizado a afinidade com a pintura. As aulas acontecem no período oposto ao que o estudante assiste aula.

Cinco estudantes estão sendo ensinados por Patricia Helney e Anelise Godoy, que resolveram se juntar para somar suas técnicas e repassar mais conhecimento. Cada aluno ganhou um kit com cinco cores de tintas – amarelo, azul, branco, preto e vermelho –, dois pincéis e um quadro.

No início, seriam feitas apenas três aulas, no entanto foi percebido que não iria ser suficiente, pois são repassadas técnicas de sombreamento, luz, degradê, relevo, profundidade, entre outras e resolveram voltar mais vezes à escola.

O desenho de cada estudante foi escolhido por eles mesmos, sendo que as artistas deram dicas para aprimorá-los.

Ao final do projeto, será montada uma exposição, no Armazém Cultural, com as telas produzidas pelos alunos e artistas, entre 1° e 10 de agosto. Será exibida uma tela de cada aluno e três de cada artista plástico que participa do Pintando o Sete.

Tayná Biazus