29 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

AJUDA AO LEITOR

Praga em casas, caramujos podem ser eliminados de vez com composto de R$ 24

Para destruir de vez o caramujo africano, primeiro é preciso atingir seu principal e mais frágil momento

A- A+

O período chuvoso traz consigo o retorno de algumas pragas. Uma delas são os caramujos africanos, que têm sido um problema não só para agricultores, mas também para quem tem um pequeno jardim, horta em casa ou terreno em que deseja soltar animais de estimação como cachorros e gatos. 

Os caramujos transmitem as doenças: esquistossomose, fasciolose e meningite eosinofílica (Angiostrongilíase cerebral).

A praga gosta de locais úmidos e sombreados principalmente à noite. Quando há alta umidade e chuvas podem ser vistos durante o dia. Eles se alimentam de folhas, caules e brotos.  

Para destruir de vez o caramujo africano, primeiro é preciso atingir seu principal e mais frágil momento, quando estão em formato de ovos. 1 caramujo adulto coloca cerca de 400 ovos a cada 2 meses em solo úmido ou sob rochas e recipientes. Os ovos eclodem de 2 a 4 semanas. Quando jovens, são mais vulneráveis, porém, se seguir a receita abaixo extinguirá ovos e adultos.   

O sulfato de cobre puro em pó -1 kg - 24% de cobre+12% de enxofre mata de vez os caramujos. Se aplicado sobre os locais onde possivelmente há ovos, destroem igualmente. 

Para aplicar o produto, basta adicionar 4 medidas grandes (medidor vem no pacote) em 1 litro de água e borrifar nos locais onde acredita que tenham os bichos ou os ovos. É indicado o uso de luvas e que mantenha por um período de dois dias, os animais de estimação longe do produto, para evitar intoxicação. O produto deve ser aplicado no período da noite pelo menos 2 vezes ao mês, durante 2 meses.    

É importante lembrar de não ter contato direto com o molusco. Após serem mortos, suas conchas continuarão espalhadas e é orientado o uso de luvas para coletá-las dos jardins e quintais.

O produto em questão pode ser adquirido pelo preço de R$ 24,00.  E trata-se de um fungicida usado na Agricultura e Jardinagem, empregada principalmente na cultura de frutos, também usado contra uma doença fúngica como a ferrugem.

O Sulfato de cobre também é usado para coloração em vidro, cimento e produtos cerâmicos. É um produto de cor azul, variando de azul claro ao azul intenso e pode se apresentar na forma de pó, cristais, coarse (pedras de tamanho padronizado) ou em pedras de tamanho bastante variável. Cristaliza-se com 5 moléculas na sua estrutura. O produto é solúvel em água.