19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

PREFEITA | CAMPO GRANDE

Prefeita Adriane Lopes recebe os técnicos da WMP vindos da Austrália

Campo Grande será a primeira cidade do mundo a implementar nova estratégia de controle da dengue

A- A+

Campo Grande irá desenvolver uma iniciativa inédita em todo o mundo através da mobilização e envolvimento de alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino tendo como objetivo intensificar a implementação do Método Wolbachia. A técnica consiste no controle biológico de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, Zika e chikungunya, a partir da liberação de mosquitos com a bactéria capaz de inibir a transmissão das doenças. Durante a manhã desta quarta-feira (10), a prefeita Adriane Lopes recebeu diretores do World Mosquito Program (WMP), responsável pela difusão e implementação do método que já está presente em 12 países.

“Aliado as ações que foram desenvolvidas pelas nossas equipes, a implementação do Método do Wolbachia em nosso Município certamente contribuiu para que a gente passasse dois anos sem enfrentar uma nova epidemia de dengue. E, para nós estamos à frente de uma nova estratégia que poderá servir de modelo não só para o país, assim como para todo o mundo, é um grande privilégio”, destaca a Prefeita.

Reprodução Instagram 

 O líder do WMP no Brasil, Luciano Moreira, destaca que os avanços obtidos em Campo Grande, sobretudo em relação ao engajamento e mobilização da comunidade,  já podem ser considerados como referência.

“O trabalho que está sendo desenvolvido em Campo Grande desde o início é um exemplo. E isso tem atraído os olhares para cá e, por isso, nós viemos juntamente com o grupo de diretores que atuam em países como Austrália, Colômbia e Vietnã, para conhecer esse modelo. Com esta iniciativa de envolver a comunidade escolar e as crianças, a cidade sai mais uma vez na frente e certamente isso trará resultados extremamente positivos”, diz.

O Wolbito em Casa, como foi batizada a nova estratégia, vai envolver cerca de 3 mil alunos de 17 escolas municipais, de bairros das regiões urbanas do Bandeira e Prosa, que receberam a terceira fase de implementação do projeto.

Os alunos irão receber um kit contendo um recipiente, material informativo e cápsulas com ovos do mosquito Aedes aegypti com Wolbachia, os chamados Wolbitos, que serão “cultivados”  até a fase adulta.  A atividade será supervisionada por coordenadores e professores da Rede Municipal de Educação.  Eles serão divididos em dois grupos (A e B), em que cada um retira uma cápsula contendo ovos de Wolbitos e ração para as larvas a cada 15 dias. Toda a atividade deve durar 16 semanas.

“Com o retorno às aulas presenciais na rede de ensino, visando contribuir para o estabelecimento dos Wolbitos, ajudando na saúde da população local e também contribuir no aprendizado dos alunos, pensamos na liberação comunitária como alternativa. Chamamos de “Wolbito em casa” e será uma oportunidade dos alunos observarem na prática todo o desenvolvimento de um inseto, permitindo também, aos professores, o desenvolvimento de atividades e trabalhos para serem elaborados e apresentados em feiras de ciências e entre as demais escolas da Reme”, justifica Antonio Brandão, Gestor de implementação do Método Wolbachia, em Campo Grande.

Reprodução Instagram 


Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a estratégia que será desenvolvida por Campo Grande será fundamental para a consolidação do método, sendo fundamental na sensibilização e mobilização da comunidade.

“Quando se envolve a criança em um projeto como este, ela atua não somente como uma parte executora, mas também como um agente multiplicador. Com as orientações passadas na escola, ela irá envolver toda a sua família neste processo. Com isso, há um engajamento espontâneo onde todos ali presentes irão se inteirar sobre o projeto contribuindo assim numa difusão mais eficaz”, disse. O lançamento oficial do Wolbito em casa está previsto para ser realizado no dia 16 de agosto, na Escola Municipal Rachid Saldanha Derzi, no Bairro Jardim Noroeste.

Nas redes sociais a prefeita mostrou um pouco desse encontro memorável.