29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Prefeitura pretende ampliar parceria com Hospital do Câncer de Barretos, afirma secretário

A- A+

A prefeitura de Campo Grande, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) deu início ao programa de atendimento móvel para prevenção e diagnóstico de câncer junto à população feminina da Capital. A ação é uma parceria com o Instituto de Prevenção Antonio Morais dos Santos - Hospital de Câncer de Barretos. O objetivo, segundo o secretário municipal de saúde Jamal Salém é ampliar a assistência à saúde da mulher com a Unidade Móvel.

O veículo, um ônibus, percorrerá os bairros da Capital realizando exames de mamografia digital e papanicolau. Os bairros percorridos são: Moreninha I, II, III e IV, e Cidade Morena. A unidade móvel permanecerá até dia cinco de junho no Parque Jacques da Luz, das 7h às 17h. Para fazer o agendamento das consultas basta ir até à UBS (Unidade Básica de Saúde da Moreninha) com a carteirinha do SUS. Diariamente, serão ofertados 130 exames, sendo 50 de mamografia para mulheres com idade entre 40 e 69 anos e 80 papanicolaus para a população feminina de 25 a 65 anos. O objetivo da Sesau, conforme explica o secretário, é atender pelo menos 50% da população feminina (das faixas etárias indicadas) que reside na região, estimada em pelo menos sete mil mulheres.

Jamal explica que a parceria também deverá se estender para o atendimento da população masculina. "Esse projeto que começa hoje é como um plano piloto, o segundo passo é cuidar da saúde do homem. Nós estamos desenvolvendo um projeto para realizar a partir de 2015 o atendimento preventivo da população masculina de Campo Grande em parceria com Instituto de Prevenção Antonio Morais dos Santos - Hospital de Câncer de Barretos." O secretário explica que o programa deverá ser iniciado apenas em 2015 pois não estava previsto no orçamento deste ano. "Nossa ideia é firmar convênios com o Hospital com recursos do SUS para melhorar o atendimento à população", finaliza Jamal.

Heloísa Lazarini